TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos E Brinquedos

Ensaios: Jogos E Brinquedos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  2.834 Palavras (12 Páginas)  •  7.857 Visualizações

Página 1 de 12

1- Em consequência de vários debates, o conceito de jogos educativos surge ao relacionar o jogo com a aprendizagem. O significado do jogo na educação refere se ás ideias de que:

l- A ação pedagógica precisa atender ás necessidades lúdicas da criança para que a aprendizagem seja significativa

lll- As difrencas entre brinquedos educativos e pedagógicos está na ação da criança sobre o material lúdico.

lV- A ação pedagógica deve refletir-se no ambiente escolar sem se chocar com a ação voluntaria da criança.

C) Estão corretas as afirmativas l, lll e lV.

2- De acordo com as informações de Kishimoto, Bruner aponta a potencialidade da brincadeira para a descoberta das regras e aquisição da linguagem, pois, para esse autor:

lll- Por meio da brincadeira a criança descobre regras da linguagem, aprende a usá-la e pode altera-la.

C) Apenas a afirmativa lll.

5- ¨O desenvolvimento da criança determina as experiência possíveis, mas não produz por si mesmo a cultura lúdica¨(Brougere).

Analisando a frase de Brougere, pode se afirmar que, na construção da cultura lúdica:

l Há um duplo movimento, interno e externo do individuo para o meio e vice-versa.

lll A produção se dá pelos indivíduos que dela participam.

D) Estão corretas as afirmativas l e lll

9- A brinquedoteca não choca ou se contrapõe totalmente aos valores da sociedade, não causa dúvidas ou impactos negativos no que se refere às concepções de como educar uma criança, por isso vem provocando sutis mudanças, aos poucos, nas intervenções educativas, em função de:

II-Apresentar possibilidade de brincar além das tecnológicas tão presentes na atualidade.

III- Possibilitar a criação, importante para a formação de pessoas transformadoras e inventivas.

C)Estão corretas as afirmativas II e III.

11-“Perrot (apud Kishimoto, 2002), em breve histórico, mostra que os livros vivos se originaram da estética barroca. Eles não foram feitos para a criança e sim para o adulto. Com a revolução de Copérnico e o desenvolvimento da medicina, o primeiro livro vivo foi publicado em 1540, em Florença, e tinha a intenção de, por causa de seu formato, apresentar o “interior do ser humano” (Arnais 2012).

Os livros vivos franceses analisados por Perrot são aqueles que permitem a interação da criança, ou seja:

C- São ricos em estímulos sensoriais e estimulam a interação

12-A manipulação de objetos facilita a aprendizagem e esse conceito remete a uma prática cada vez maior do uso de objetos para explicar conteúdos escolares. A partir daí, emergem dúvidas sobre o uso de objetos e brinquedos.

I- Brinquedos são suportes nas brincadeiras sem busca de resultados

III- Brinquedos poderiam servir como materiais pedagógicos, porém perdem a função de jogo

E- Estão corretas as afirmativas I e III

13-As brinquedotecas são espaços que oferecem à criança possibilidade de ação lúdica e com isso, elas ampliam suas aprendizagens e se desenvolvem em todos os aspectos. As brinquedotecas podem servir a várias finalidades, bem como serem organizadas em diversos locais. Relacione a seguir os tipos de brinquedotecas e suas funções:

E- (2)A (1)B (4)C (3)D

14-Froebel concebe a brincadeira como uma atividade muito importante para o desenvolvimento infantil. A esse respeito, é correto afirmar que:

Nas brincadeiras representativas, as crianças expressam suas necessidades e tendências internas.

III - Quando as mães brincam com as crianças estão contribuindo para o desenvolvimento da linguagem.

B)Estão corretas as afirmativas I e III.

15-Para a criança, a brincadeira é uma atividade que possui significado social. Isso quer dizer brincar é:

II A representação da realidade recriada.

IV Uma aprendizagem social.

A)Estão corretas as afirmativas II e IV.

1-) Em conseqüências de vários debates, o conceito de jogo educativo surge ao relacionar o jogo com a aprendizagem. O significado de jogo na educação refere-se às idéias de que:

a ação pedagógica precisa atender às necessidades lúdicas da criança para que a aprendizagem seja significativa;

...

a diferença entre brinquedo educativo e pedagógico está na ação sobre o material lúdico;

a ação pedagógica deve refletir-se no ambiente escolar sem se chocar com a ação voluntária da criança.

Assinale apenas uma alternativa. Estão corretas as afirmações:

C -Estão corretas as afirmativas I, III e IV

2-) De acordo com as informações de Kishimoto, Bruner aponta a potencialidade da brincadeira para a descoberta das regras e aquisição da linguagem, pois, para esse autor:

a criança não estabelece relação entre a brincadeira e ações dos adultos;

a criança adquiri a linguagem apenas porque tem capacidade cognitiva para desenvolvê-la

por meio da brincadeira, a criança descobre regras da linguagem, aprende a usá-la e pode altera-la

a lingua não interfere na relação da criança com sua realidade

os elementos da linguagem são mais bem apreendidos pela criança quando ensinados no ambiente formal

assinale apenas uma alternativa. Estão corretas as afrmações:

Apenas a afirmativa III

3-)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com