Lusiadas
Resenha: Lusiadas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: plekis • 8/4/2013 • Resenha • 218 Palavras (1 Páginas) • 550 Visualizações
Tradicionalmente, o poema é subdividido em cinco partes, sendo:
Proposição: faz uma apresentação da matéria a ser cantada, relatando os feitos dos navegadores portugueses com um toque especial para a esquadra de Vasco da Gama.
Invocação: nesta parte, o poeta invoca o auxílio das Tágides, que eram musas do rio Tejo e que o inspiraram na composição da obra.
Dedicatória: Os Lusíadas PE dedicado ao Rei Dom Sebastião, que era visto como uma esperança de disseminação da fé católica, bem como continuaria a propagar as grandes conquistas portuguesas pelo mundo afora.
Narração: esta parte refere-se ao poema propriamente dito, contando a viagem de Vasco da Gama e todos os feitos heróicos.
Epílogo: esta parte pode ser vista como uma lamentação do poeta, reclamando aos quatro ventos que sua “voz rouca” já não pode ser ouvida com a mesma atenção.
Leia mais em: http://www.baixaki.com.br/download/os-lusiadas.htm#ixzz26mrj6ctV
Os Lusíadas é o nome de um poema épico de Luís Vaz de Camões, publicado em 1572. A obra está dividida em 10 cantos, com número variável de estrofes. O tema do poema é a história de Portugal desde os primórdios até o tempo de Camões, com uma narrativa idealizada e alusões frequentes à mitologia e cultura clássica. É, geralmente, considerada a obra maior da literatura portuguesa, quer pela qualidade poética reconhecida, quer pelo sentimento patriótico de que faz testemunho.
...