MODELO CAPA TCC
Por: bruno drehmer • 14/6/2018 • Abstract • 2.231 Palavras (9 Páginas) • 518 Visualizações
ESCOLA ...
CURSO TÉCNICO EM ...
TÍTULO...
Nomes...
JARAGUÁ DO SUL/SC
2017
AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL
Nomes...
Prof. Nome...
Escola de ...
Curso Técnico em ...
– 3º03 27/11/2017
RESUMO
A automação residencial atualmente não é muito comum nas casas pois as pessoas imaginam que ter uma casa automatizada seja muito caro. Antigamente as pessoas usavam o CLP para automação residencial,mas o CLP foi criado com o intuito de automatizar empresas,porém as pessoas conseguiam adaptar o CLP para suas casas.Como o CLP é projetado para empresas ele automaticamente exige mais recursos e acaba ficando mais caro. O arduino foi a solução para as pessoas que utilizavam o CLP adaptado em suas residências pois ele é uma plataforma de mais fácil programação, manutenção e também ele é mais barato pois ele não exige tantos recursos quanto um sistema de automação industrial que é o caso do CLP. A automação residencial é de muita ajuda para pessoas com dificuldades físicas como pessoas idosas que moram sozinhas e não querem ir para o asilo podem instalar com a ajuda de um técnico especializado, para ajudar nas tarefas domesticas, mas muitas pessoas também instalam a automação residencial pelo próprio lazer para tornar a vida mais fácil. Com este trabalho pretendemos mostrar para as pessoas que é possível ter um pouco mais de conforto com um preço acessível.
Palavras-chave: Automação residencial. Arduino. CLP.
1 INTRODUÇÃO A automação residencial como tema deste trabalho, foi abordada as questões do barateamento e praticidade, além do conforto proporcionado ao morador que tem sua residência automatizada. Na questão do barateamento entra o novo sistema de automação residencial, o Arduino. Ele é um sistema mais barato e mais simples de se programar, fazer alterações e é próprio para residências. Outro sistema de automação
muito utilizado na automação industrial é o CLP, que por sua vez é um pouco mais complexo e mais caro, mas para indústrias ele é considerado um dos melhores. Na imagem a seguir se encontra um controlador de sistema de automação residencial no qual foi citado anteriormente, chamado Arduino.
A automação residencial pode ser de grande utilidade, para pessoas com certas dificuldades assim como os idosos que com a idade não tem mais disposição para fazer algumas tarefas pesadas para elas, ou também aquelas pessoas que querem um pouco mais de conforto principalmente a pessoas mais idosas pois elas tendem com a idade ter dificuldades para fazer atividades domesticas.
Com este trabalho nossos objetivos são conhecer a automação residencial, e se aprofundar a ponto de entender a fundo a ideia de ambientes tecnológicos, mais desenvolvidos e com mais facilidade em questão de identificar o seu próprio ambiente, mais sofisticado e organizado para cada ocasião. Fazer com que nossa pesquisa seja de toda a ajuda para quem pensa em algum dia fazer um projeto de automação residencial com praticidade e conforto.
2. AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL
A automação residencial nada mais é do que um conjunto de aparelhos em lugares específicos em uma casa que fazem alguns trabalhos manuais para deixar a
vida de quem vive nesta casa mais prática. A automação é muito desejada por quem conhece bem pois quem não gostaria que sua cafeteira preparasse um café enquanto você estiver dormindo e acabar na hora que você acordar, do jeitinho que você gosta.
Iniciativas relacionadas a práticas em tecnologias assistivas têm ganhado maior ênfase no meio acadêmico. Com o objetivo de prover segurança, comodidade, facilidade na execução das tarefas do dia-a-dia em casas e acessibilidade a pessoas portadoras de alguma deficiência, a automação residencial vem sendo desenvolvida e aplicada em muitas partes do mundo, inclusive no Brasil. (DANTAS,2014)
Automação residencial não se vê apenas em casas mas também em apartamentos e condomínios o que é muito interessante pois facilita a vida de quem vive nestas residências.
2.1 AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL VS INDUSTRIAL.
Hoje em dia é muito difícil encontrar uma empresa de bom rendimento sem algum tipo de automação e isso vem se alastrando até para pequenas empresas pois a automação diminui o número de funcionários e ainda aumenta o número de produção. E como isto facilita a vida do empresário porque não facilitar a vida de quem fica em casa fazendo tarefas domésticas.
Nesse sentido é possível perceber que automação residencial por sua vez vem ajudando a sociedade a trabalhar de maneira mais rápida e prática, dado como exemplo atividades que podem ser desenvolvidas por meio de máquinas. Essas máquinas tendem a ser tanto produtivas como confiáveis, e por muitas vezes executando um serviço mais ágil e assim ganhando tempo na produtividade da atividade executada.
Por questão basicamente econômica, a automação industrial e comercial, cronologicamente, surgiu primeiro que a automação residencial. Todos os investimentos e pesquisas se concentram em quem traria o retorno investido mais rapidamente. (RANGEL,2010)
Então é possível que se baseando na automação industrial se retire importantes peças para montar a automação residencial como as principais peças de hardware que monitoram todas as atividades que estão sob o comando do sistema de automação.
Imaginando a vida como um piloto automático a automação residencial permite ter bem próximo a tecnologia e uma solução para um dia cansativo. Ao qual você
deseja chegar em casa e aproveitar. Com essa tecnologia avançada da automação residencial você pode aproveitar isso e variadas maneiras de utilizá-la.
2.2 CLP OU ARDUINO.
Tendo em vista a automação industrial e a residencial andarem juntas as suas capacidades de processamento são diferentes. Quando se trata de automação em indústrias o CLP (controlador lógico programado) será de grande porte pois é necessário uma capacidade de processamento maior. Já tratando-se de automação em residências o CLP será de pequeno porte, com uma capacidade de processamento menor, porém, podendo também ser usado o CLP de grande porte.
O arduino é uma plataforma de prototipagem que foi desenvolvida tendo em mente a simplicidade para o usuário final. Possui um modelo de fácil aprendizado e seu design é totalmente aberto. Além de possuir um vasto acervo de documentação, placas complementares produtos derivados e o suporte de uma grande comunidade de desenvolvedores. (ALHO; GOMES; SEPULVIDA ,2013)
...