Moda nas Cortes
Por: amandabnb • 10/3/2016 • Relatório de pesquisa • 286 Palavras (2 Páginas) • 176 Visualizações
Na moda as alterações foram significativas, verificando-se uma mudança acentuada na tentativa de acompanhar todo o processo de modernização. As cortes europeias passam por um processo de criação de uma identidade própria, característica de cada país, que permitia o reconhecimento da moda de cada um deles.
As cortes que mais se destacavam eram as italianas, alemãs, francesas e inglesas. Sendo a primeira considerada pioneira apresentando-se de maneira simples porém com tecidos luxuosos. Devido a grande circulação que o comércio possibilitava, tais características foram levadas para o restante dos países. Essa circulação era tão grande que em alguns períodos percebia-se o uso de certas características específicas em cortes diferentes, caso de algumas inglesas, francesas e espanholas com fortes influencias alemãs. Uma certa singularidade e padronização se manifestou desde essa época com exemplo dos corsets de couro, farthingales e anáguas visualmente de aspectos espanhóis sendo usadas na Inglaterra.
Ainda tratando da moda espanhola neste período destacamos o uso em larga escala da cor preta e de tons terrosos, dando um tom mais sóbrio porém ainda assim muito luxuoso à indumentária.
Com o passar do tempo este período abriu espaço pra uma indumentária mais rica e também volumosa. Nesse aspecto destacou-se a moda alemã que utilizando-se de recortes de tecidos, excessos e volume demasiadamente explorado conseguiu expor um caráter de riqueza já que os melhores materiais eram utilizados na confecção dos mesmos.
A moda inglesa fez-se mais discreta que a alemã mais ainda assim apresentou grande quantidade de tecidos especialmente por causa do frio da região. Já a moda francesa, que inclusive serviu de inspiração à inglesa na Era Elisabetana, trouxe mais opulência em suas peças. Muitas cores e adornos marcaram o visual francês que se mostrava de certa forma, extravagante.
...