TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimento na pintura francesa Impressionismo

Artigo: Movimento na pintura francesa Impressionismo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Artigo  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 2

Com a descoberta da fatografia os artistas precisavam se reinvetar, isso trouxe mudanças para o modo como pintavam, fazendo surgir o Impressionismo.

Impressionismo foi um movimento que surgiu na pintura francesa do século XIX, vivia-se nesse momento a chamada Belle Epoque ou Bela Época em português. O nome do movimento é derivado da obra "Impressão: nascer do sol" (1872), de Claude Monet. 1 2

Começou com um grupo de jovens pintores que rompeu com as regras da pintura vigentes até então. Os autores impressionistas não mais se preocupavam com os preceitos do Realismo ou da academia. A busca pelos elementos fundamentais de cada arte levou os pintores impressionistas a pesquisar a produção pictórica não mais interessados em temáticas nobres ou no retrato fiel da realidade, mas em ver o quadro como obra em si mesma. A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura, sendo que geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza.

É um modo de pintar, sem muitos detalhes e geralmente é na natureza. O Impressionismo possuia como caracteristicas a priorização da luz, cor e movimento, pinceladas rápidas, fortes e aparentes, mistura de cores direto na tela e pintura ao ar livre.

Pierre-Auguste Renoir saia um pouco dessas caracteristicas, ele tinha preferência por pintar pessoas em momentos de alegria, com expressões meigas, como se pode ver nos quadros de Rosa e Azul e Menina com Espigas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com