MÚSICA NA IGREJA LUTERANA
Trabalho acadêmico: MÚSICA NA IGREJA LUTERANA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jaquninter • 5/10/2014 • Trabalho acadêmico • 657 Palavras (3 Páginas) • 326 Visualizações
PLANO DE AULA
DE VIOLÃO POPULAR
PROFESSORA:
JAQUELINE CARDOSO VILLAS BOAS
INTRODUÇÃO
Neste trabalho foi elaborado um planejamento de aula de violão para as crianças, jovens e adultos que participam da Igreja Luterana ao qual são voltadas para alunos iniciantes.
As Aulas serão expositivas dialogadas a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, direcionada para a formação de ideias e de conceitos firmados em perguntas e respostas e com o uso do instrumento de violão ao qual visa o desenvolvimento das habilidades motoras, vocais, auditivas e criativas.
OBJETIVOS
As aulas de violão têm como objetivo tornar o aluno apto a desenvolver o manuseio técnico ao instrumento musical e canto. Despertar nos alunos o gosto para a prática musical e sua importância no cotidiano. Evocar nos alunos a habilidade de expressão e reflexão.
Identificar outras faces da música, como aquelas não expostas pelas mídias de massas como rádio, televisão e internet. Apreciar obras de importantes compositores brasileiros através da escuta de gravações e consultas bibliográficas. Aplicar a prática musical em conjunto, objetivando o processo de interação entre alunos irão proporcionar noções de teoria musical aplicada ao instrumento e voz. Desenvolver as operações de pensamento do aluno através de aula expositiva dialogada, visando à produção de conhecimento, sua relação com o instrumento, conhecer um pouco as características do violão para aprimorar a capacidade de: comparação, classificação, interpretação, obtenção e organização de dados, imaginação, instinto liderança, raciocínio lógico e principalmente conhecer e reconhecer as diversas formas de musicalização, que podem ser incorporadas no contexto social. Sobre esses aspectos iremos gerar sujeitos “pensantes”, auxiliando na sua aprendizagem cotidiana.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar o pulso ou ausência de pulso e o apoio (tempo forte e fraco). Diferenciar a duração do som: curto ou longo. Diferenciar a altura dos sons graves e agudos e perceber o contorno melódico. Perceber a presença e ausência de acompanhamentos e identifica-los (piano, violão, percussão e voz). Conhecer e apreciar a música da nossa cultura e de diferentes povos e culturas. Levá-los a descobrir qual sua relação com o instrumento, o que já conhecem sobre ele.
As aulas mostrarão onde a música pode vir a ser aprendida e tocada, ouvida e vista através das instruções da professora. O método demonstrativo acontecerá no decorrer das aulas onde a professora fará demonstrações a fim de repassar aos alunos o que deverão fazer com o instrumento.
METODOLOGIA
As aulas serão ministradas todos os sábados e em grupos distribuídos entre o período da manhã e da tarde com uma hora/aula e divididos por níveis e idades agendados em seu respectivo horário. (Ver quadro de cronograma de execução). Será empregada uma metodologia edificada na prática musical instrumental em Percepção musical, Apreciação Musical e Canto.
O ensino da Prática musical Instrumental consistirá no aprendizado das habilidades técnicas do instrumento, ou seja, tornar o aluno apto ao manuseio do violão, postura, afinação e canto, capacitando-o na execução básica de acompanhamento de canções populares e um repertório que abrangerá canções que se adaptam ao gosto geral e religiões dos alunos ou até mesmo interpretação de músicas instrumentais.
A Apreciação musical constará na exposição de diversos estilos e gêneros musicais através da escuta de importantes compositores da história da música ocidental e brasileira, dando destaque aqueles que não ocupam espaço nos veículos de comunicação.
PLANEJAMENTO DE ENSINO PARA VIOLÃO
Módulo I (Iniciantes)
1. Apresentação do violão
• História do violão
• Estrutura do violão
• Postura utilizada
2. Cuidados
...