Novas Tecnologias e natureza morta
Por: Josiane Lopes • 19/5/2018 • Trabalho acadêmico • 4.976 Palavras (20 Páginas) • 231 Visualizações
NOVAS TECNOLOGIAS E NATUREZA MORTA
COMO UNIR O ANTIGO E O ATUAL EM SALA DE AULA
Josiane Lopes
Professor-Tutor Externo Jadina de Farias Neves
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Artes Visuais (ART0185) – Prática do Módulo VII
23/11/2016
RESUMO
Desde os primórdios o homem tem buscado evoluir e criar tudo o que possa lhe facilitar no dia-a-dia. Na educação não pode ser diferente, e a escola deve acompanhar essa evolução oferecendo aos seus educando os meios necessários para adquirirem conhecimento através do uso das novas tecnologias em sala de aula. Apesar das inseguranças que surgem, o professor deve buscar informações e elaborar aulas que sirvam para este fim. O interessante é utilizá-las através de várias linguagens para chegar a um resultado satisfatório e sem medo, mesclar gêneros como a natureza-morta com arte contemporânea, buscando novas reflexões.
Palavras-chave: Novas tecnologias. Natureza-morta. Arte Contemporânea.
1 INTRODUÇÃO
Todo professor em determinado momento, se vê obrigado a lidar com a problemática do uso das novas tecnologias em suas aulas. Surgem então as mais diversas dúvidas em relação a esta questão: O que são essas novas tecnologias? Como utilizá-las? A escola dispõe destes recursos? Os alunos possuem acesso? Como utilizá-la corretamente em sala de aula? De uma hora para outra, podem surgir mais dúvidas do que soluções.
Este trabalho traz como proposta, cruzar um tema antigo como a Natureza-morta, representada através das novas tecnologias, buscando assim, um novo olhar sobre o tema e um novo fazer artístico.
2 A ARTE E AS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Durante toda sua trajetória, o homem buscou construir objetos que auxiliassem e facilitassem o seu dia-a-dia, tornando a tecnologia algo antigo, tanto que segundo Chaves (1999) a definição de tecnologia “[...] é concebida, de maneira ampla, como qualquer artefato, método ou técnica criado pelo homem para tornar seu trabalho mais leve, sua locomoção e sua comunicação mais fáceis, ou simplesmente sua vida mais agradável e divertida.”
Logo, desde o primeiro pincel que o homem inventou fito de pelos e ossos, até a caneta 3D, que imprime instantaneamente seus desenhos, tornando-os objetos na hora em que você os cria, obtivemos as mais extraordinárias invenções, sendo assim, podemos entender que a tecnologia estende-se a um prolongamento da capacidade do ser humano.
...