O Arquitetura do Grecia Antigo
Por: Richelly Oliveira • 2/9/2021 • Artigo • 2.052 Palavras (9 Páginas) • 220 Visualizações
UNIVERSIDADE POTIGUAR – UNP
ESCOLA DE ARQUITETURA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
JEFFERSON FERREIRA DE ARAÚJO
RICHELLY SILVA OLIVEIRA
RYAN SIMON SILVA SARMENTO
ANTIGUIDADE CLÁSSICA
Grécia Antiga
NATAL/RN
2020
JEFFERSON FERREIRA DE ARAÚJO
RICHELLY SILVA OLIVEIRA
RYAN SIMON SILVA SARMENTO
ANTIGUIDADE CLÁSSICA
Grécia Antiga
Trabalho apresentado ao curso de Arquitetura e Urbanismo para a disciplina: Teoria e História da Arquitetura, ministrada pela professora JULIANA PAIVA.
NATAL/RN
2020
1. INTRODUCÃO
A Grécia Antiga pode ser considerada como o berço da civilização ocidental, pois, foi nesse período que surgiu elementos e conhecimentos importantes que utilizamos até os dias atuais como a democracia, a evolução da arquitetura, o surgimento do teatro e de vários pensadores como Sócrates, Platão e Aristóteles.
Figura 1 - Mapa Grécia Antiga.
[pic 1]
Fonte: https://www.todamateria.com.br/grecia-antiga/
2. PERÍODO HELENÍSTICO
A história da Grécia é dividida em cinco períodos dentre eles o período Helenístico. O Período Helenístico foi marcado pelo domínio do Império Macedônio sobre a Grécia compreendido como sendo entre os séculos III e II a.C.
Por muito tempo, chamados de bárbaros pelo restante da população grega os macedônios eram um povo que habitavam terras ao norte da Grécia e que em 338 a.C. derrotaram e dominaram o território grego na chamada Batalha de Queroneia.
Alexandre Magno ou Alexandre, o Grande, o imperador da época, foi o principal responsável pela cultura que marcou esse período. Seu reinado durou apenas treze anos, mas foi o suficiente para expandindo seu império para regiões como África, Egito e Síria criando assim, o maior império da história antiga.
A influência grega foi tão grande que, após a queda do Império, a cultura helenística continuou predominando em todos os territórios anteriormente dominados por eles.
Figura 2 - Parthenon de Atenas.
[pic 2]
Fonte: https: //www.decorfacil.com/arquitetura-grega/
Na arquitetura, o período Helenístico manteve o uso das ordens gregas clássicas: dórica, jónica e coríntia assim como os grandes templos. No entanto, com a mudança da cultura e da política na época além dos templos, o império helenístico exigia o surgimento de novos tipos de edificações que passariam a suprir a necessidade do povo, são eles: ginásios, altares monumentais, teatros e bibliotecas.
Figura 3 - As Três Ordens Gregas.
[pic 3]
Fonte: https://conceitos.com/as-tres-ordens-gregas/
3. TEATROS E ODEÕES
O Teatro Grego surgiu em Atenas, sendo este o epicentro da cultura grega praticada no século XI a.C., por conseguinte, o fluxo de povos que tinham o intuito de festejar e/ou comemorar as festividades ao deus Dionísio (ou Dioniso - deus grego do vinho, das festas), inclusive, as representações teatrais em seu culto. Inicialmente, os teatros eram feitos de uma forma mais “amadora”, utilizando materiais como: madeira, cordas, de maneira que fossem desmontáveis entre as apresentações. Com o passar do tempo, a tecnologia construtiva foi evoluindo e, consequentemente, estas edificações absorveram tais técnicas em sua morfologia e tipologia, com o objetivo de se tornarem cada vez mais resistentes e esteticamente clássicas à época. A sua função não era exatamente de lazer, mas, de culto religioso e cívico à sociedade.
Figura 4 – Dionísio.
[pic 4]
Fonte: http://allofthemitology.blogspot.com/2008/03/dionsio-deus-do-vinho-e-das-festanas.html
A forma do teatro obedece a um padrão que tanto favorece a visualização do público para com os atores/músicos, quanto permite a percepção das vozes deles e as do coro. Em sua maioria, eram construídos ao lado de montanhas e colinas (ao ar livre), em virtude disso, a topografia destes locais colabora diretamente no suporte à construção das edificações. A arquibancada semi-circular e escalonada, proporciona ao público uma acústica bem distribuída e limpa, visto que, o som percorre um caminho sem perder a eficácia da propagação das ondas sonoras, já que não encontra qualquer anteparo em seu percurso.
Figura 5 - Teatro Dionísio.
[pic 5]
Fonte: https://www.tripadvisor.com.br/ShowUserReviews-g189400-d241083-r531011111-Theater_of_Dionysus-Athens_Attica.html
Em interligação aos teatros, existiam também os odeões, que em geral, eram uma espécie de teatro, sendo ele em um porte menor e que em sua forma, possuía uma cobertura que tinha por objetivo reter o som, porquanto, estes espaços eram destinados a ensaios e competições musicais.
Figura 6 - Odeão do Domiciano.
[pic 6]
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ode%C3%A3o_de_Domiciano
4. TÚMULOS
No período pré-clássico surgiram os Tholois (túmulos), essas edificações eram feitas de forma subterrânea, sobretudo, os túmulos das pessoas que possuíam um poder aquisitivo mais elevado e suas famílias, visto que, o intuito disso era trazer mais privacidade e conforto ao sepultado que ali iria ficar. Já as pessoas que não tinham tanto poder, eram enterradas em pedras, sem haver muita preparação.
A planta desses túmulos eram compostas por três elementos:
- Dromos: um corredor horizontal sendo alinhado de blocos de pedra que davam acesso ao túmulo;
- Estômio: uma entrada um pouco mais profunda, guardada por uma porta, logo após ao Dromos;
- Tholos: espaço principal em formato circular, onde ficavam os cadáveres e suas oferendas.
Figura 7 – Tholos.
[pic 7]
Fonte: http://nyitarch161.blogspot.com/2016/10/the-tholos-at-epidaurus-steve-moran.html
...