O MILAGRE DE ANNE SULLIVAN
Por: Crisprisco • 26/4/2017 • Trabalho acadêmico • 4.186 Palavras (17 Páginas) • 1.501 Visualizações
“ESCOLA ESTADUAL MISS BROWNE”
CRISTINA ALMEIDA PRISCO – Nº 39 - 1º TA
‘THE MIRACHE WORKER’
‘O MILAGRE DE ANNE SULLIVAN’
São Paulo
2017
“ESCOLA ESTADUAL MISS BROWNE”
THE MIRACHE WORKER O MILAGRE DE ANNE SULLIVAN
"Para conquistar coisas importantes, devemos apenas agir, mas
também sonhar, não apenas planejar, mas também acreditar." (Anatole France)
São Paulo
2017
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO
- DESENVOLVIMENTO
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
- REFÊRENCIAS
São Paulo
2017
INTRODUÇÃO
Venho por meio deste trabalho fazer uma análise e pesquisa, mediante 2 filmes extraordinários: O Milagre de Anne Sullivan em preto e branco e legendado de gênero drama, produzido em 1962 e The Miracle Worker colorido e legendado produzido em 2000, para responder e esclarecer questões colocadas pela Professora de Artes Gabriela Teles com regras da ABNT.
O filme The Miracle Worker (sem distribuição no Brasil, produzido para TV em 2000 nos EUA, dirigido por Nadia Tass) é um "remake" de dois filmes sobre o mesmo tema: "The Miracle Worker", produzido em 1962, dirigido por Arthur Penn, distribuído no Brasil com o título O Milagre de Anne Sullivan; e "The Miracle Worker", também produzido para TV em 1979, dirigido por Paul Aaron, que em 1984 teve ainda uma seqüência com o título "Helen Keller, The Miracle Continues".
Os filmes O Milagre de Anne Sullivan 1962 e The Miracle Worker 2000, são baseados na história real de Helen Keller, uma criança que após uma grave doença infantil, ficou cega, surda e muda. Ambientada no Alabama, sul dos Estados Unidos, no final do século XIX, a história mostra a incansável tarefa de Anne Sullivan, uma professora que procura, a todo custo, fazer com que Helen se adapte melhor ao convívio familiar e entenda com mais autonomia as coisas que a cercam.
Espero que esta pesquisa seja de grande proveito intelectual, já que buscarei trazer de forma detalhada, responder a todas questões colocadas pela professora Gabriela Teles com clareza e detalhes sobre o tema proposto.
São Paulo
2017
DESENVOLVIMENTO
DESTAQUE DE CENA:
Na minha opinião, baseada no filme “O Milagre de Annie Sullivan” (1962),que foi entre os dois o que mais me impressionou, a cena mais eletrizante e impactante é onde Anne Sullivan (Anne Bancroft) trava uma luta incansável com a Hellen Keller (Patty Duke), durante o café da manhã para que ela se alimente de maneira adequada e correta. A seqüência da cena tem duração de oito minutos, ressalto que durante oito minutos angustiantes e emocionantes, você presencia uma mulher de uns 25 anos e uma menina de 12, lutando de maneira hostil, dentro de uma sala em que todas as portas estão trancadas.Tomadas mais longas alternam-se com outras bastante curtas; há closet dos rostos contorcidos de dor e raiva e ao mesmo tempo mostra a sala de jantar sendo devastada pela luta, objetos, copos, vasos, etc... caindo no chão e se estraçalhando. A montagem da cena é de fato marcante e inesquecível. Atuação das atrizes são de excelente performance de acordo com época. É perceptível o brilho e o talento da atuação de ambas. De acordo com as minhas pesquisas, essa cena que eu escolhi, é uma das seqüências mais impressionantes, mais memoráveis, mais extraordinárias da história do cinema, esta, em que Annie Sullivan (Anne Bancroft) tenta, à força, domar a fera que tem diante dela, a pequena Helen Keller (Patty Duke), que ficou cega e surda quando bebê e vive num mundo à parte, uma selvagem distante de qualquer tipo de civilização, convivendo num ambiente com pessoas normais.
CARACTÉRISTICAS E DIFERENÇAS ENTRE OS FILMES:
Produção:
1962: Preto e Branco – Legendado - 2000: Colorido – Dublado e Legendado
Gênero:
1962: Dramático e Exagerado ao extremo – 2000: Dramático
As atrizes que interpretam a Hellen Keller tem diferença de idade.
1962: Entre12 á 13 anos - 2000: Entre 6 á 7 anos
São Paulo
2017
A duração da luta entre Anne Sullivan e Hellen Keller:
1962: Aproximadamente 8 minutos - 2000: Aproximadamente 6 minutos
O Cenário: mobília e as louças e talheres da sala de jantar são muito mais requintadas, luxuosas e modernas no filme produzido em 2000.
As diferenças entre os personagens em cada época:
Annie Sullivan
1962: Mulher forte, determinada, persistente e muito traumatizada
2000: Mulher forte, determinada e persistente
Helen Keller
1962: Pré-Adolescente, cega, surda, selvagem e mimada
2000: Criança, cega, surda, selvagem e mimada
Capitão Keller
1962: Grosseiro e Autoritário
2000: Autoritário
Kate Keller
1962: Mãe presente e preocupada
2000: Mãe presente, preocupada, carinhosa e amorosa
James Keller
1962: Extrovertido, Irônico e mais Brincalhão
2000: Extrovertido
...