O Pop e O Cinema Americano
Por: Paula Martins Antunes • 29/4/2015 • Projeto de pesquisa • 3.062 Palavras (13 Páginas) • 243 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
O Pop
e
O Cinema Americano
Discente: Paula Martins Antunes.
Muriaé
2014
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS [pic 1]
O Pop
e
O Cinema Americano
Trabalho Apresentado a Disciplina de Moda, Cultura e Sociedade do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Muriaé, como requisito parcial para aprovação na Disciplina.
Discente: Paula Martins Antunes.
Docente: Rodrigo Fonseca Caixeta.
Muriaé
2014[pic 2]
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVOS
3. A MÚSICA AMERICANA
3.1 A Música
3.2 O Pop
3.3 Katy Perry
3.3 Wide Awake
4. O CINEMA AMERICANO
4.1 O Início
4.2 Gênero Horror/Terror
4.3 O Chamado
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
6. REFERÊNCIAS
LISTA DE FIGURAS[pic 3]
Figura 1: Foto de Katy Parry - 2013
Figura 2: Cenas do clip Wide Awake - 2012
Figura 3: Cenas do Filme O Chamado - 2002
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho trata sobre o pop e o cinema americano. É composto por dois capítulos, juntamente aos seus subcapítulos onde no primeiro aborda as origens da música focando-se ao gênero pop, logo faz referencia a uma artista especifica Katy Perry e subsequentemente foca-se a um clip escolhido "Wide Awake". Já o segundo capítulo, aborda a origem do cinema americano focando-se no gênero de horror/terror, e tem como tema específico o filme "O Chamado".
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com alguns sites e revistas.
2. OBJETIVOS
O trabalho tem como objetivo geral desenvolver uma mini coleção composta por seis looks, estilizando-os com referências teóricas e estéticas dos seguintes temas: o cinema americano juntamente com a música Pop.
Como objetivo especifico extrair-se-á elementos dos dois temas escolhidos e afunilados (clipe Wide Awake e o filme O Chamado), sendo eles: texturas, cores, formas e conceito. Com base nos dois temas, iremos fundi-los e assim desenvolver os painéis de referência e de imagem conceito, a coleção terá seis looks e em cada peça será utilizado uma bandeira de beneficiamento diferente, esta proposta pelo aluno. Um dos looks será confeccionado e apresentado no dia da banca, onde será avaliado o trabalho completo do aluno pelo corpo docente.
3. A MÚSICA AMERICANA
3.1 A Música
A música é uma arte onde se é possível combinar os sons e o silêncio. Hoje ela se encontra presente em cada parte do nosso dia-a-dia. Existe e sempre existiu como uma produção cultural, pois a partir de estudos feitos, desde que o homem começou a se organizar em tribos, a música era parte do cotidiano. Acredita-se que a música tenha surgido há 50.000 anos, se originando nos povos africanos e logo se difundido pelo planeta.
Quando produzida ou reproduzida, é influenciada diretamente pela economia local e o sociocultural. Ela possui a capacidade de traduzir os sentimentos, atitudes e valores culturais de um povo ou nação. Sendo ela uma linguagem local e global.
3.2 O Pop
A pop music que significa música popular surgiu primeiramente nos Estados Unidos em meados da década de 50, como uma versão mais tranquila do rock'n'roll. Ela é entendida como a música gravada para fins comerciais, direcionada principalmente à um publico mais jovem, destaca-se pelas suas letras, muitas vezes curtas e simples e seu ritmo dançante.
Alguns anos antes canções dos Estados Unidos já traziam certas características do que seria a música pop, porém, a época era dominada pelas big bands (grandes orquestras), foi somente com a entrada do Rock um estilo para os jovens, que se abriu as portas para outros estilos musicais. As novidades que vieram a surgir a partir da ruptura artística que o rock criou, estavam ligadas profundamente a um novo ambiente cultural, social e econômico. Onde trouxe como características principais a conquista dos adolescentes por um poder aquisitivo, juntamente com a valorização do consumismo, e as expressões mais desejadas pelos jovens, o conflito de gerações, o enfrentamento da discriminação racial, sexuais e sociais, os avanços tecnológicos da comunicação e o surgimento e popularização de novos entretenimentos como a televisão e o disco.
Não podemos deixar de falar do rei e da rainha desse gênero tão marcante, Michael Jackson e Madonna, que fizeram e ainda fazem história.
Michael Jackson começou sua carreira ainda criança participando de um grupo com os irmãos. Mas tarde passou à carreira solo, e veio a se tornar um verdadeiro fenômeno do pop, entre as músicas mais aclamadas e eternas de sua careira estão em destaque: Thrille, Who’s Bad, Black or White. Faleceu no ano de 2009. É considerado por muitos o maior ícone negro de todos os tempos.
...