O Que é Senso Comum
Artigos Científicos: O Que é Senso Comum. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: antonycelo • 7/11/2013 • 785 Palavras (4 Páginas) • 408 Visualizações
O que é Senso Comum:
Senso comum significa um tipo de conhecimento adquirido pelo homem a partir de experiências, vivências e observação do mundo. É uma forma de conhecimento vulgar ou popular. Se caracteriza por conhecimentos empíricos acumulados ao longo da vida e passados de geração em geração.
É um saber que não se baseia em métodos ou conclusões científicas, e sim no modo comum e espontâneo de assimilar informações e conhecimentos úteis no cotidiano.
O senso comum é uma herança cultural que tem a função de orientar a sobrevivência humana nos mais variados aspectos. Através do senso comum uma criança aprende o que é o perigo e a segurança, o que pode e o que não pode comer, o que é justo e o que é injusto, o bem e o mal, e outras normas de vida que vão direcionar o seu modo de agir e pensar, as suas atitudes e decisões.
Também faz parte do senso comum os conselhos e ditos populares que são tidos como verdades e seguidos pelo povo. Por exemplo: “Deve-se cortar os cabelos na lua crescente para que cresçam mais rápido”.
Senso comum e senso crítico
Enquanto o senso comum está associado ao conhecimento irrefletido, o senso crítico é baseado na crítica, na reflexão, na pesquisa e no pensamento. As informações são analisadas com inteligência para se tentar chegar a uma conclusão.
Qual a utilidade da Filosofia?
A filosofia é útil porque faz emergir a reflexão, o pensamento e a crítica. Ela é útil porque nos faz pensar, levanta questões, problematiza o real vivido, o nosso quotidiano e a nossa existência. A filosofia proporciona uma curiosidade indagadora, desenvolve e capacita a inteligência e a abertura de espírito. É pela inquietude de espírito e pela reflexão/ racionalização que o Homem procura responder às questões que o afligem. Ela não é tarefa daqueles que não têm mais nada que fazer, mas sim tarefa de todo o homem que racionaliza e que utiliza a sua capacidade cognitiva para responder às suas questões existenciais.
Todo o homem deve assumir um constante posicionamento crítico. O acto de filosofar deve ser a tua e a minha tarefa, porque é pela curiosidade que existe em nós que desvendamos mistérios e procuramos respostas para as nossas dúvidas.
A filosofia é assim sobretudo, uma atitude, uma actividade humana fundamental na tentativa de explicar o mundo, o homem e tudo o que nos diz respeito, orientando a nossa existência.
A atitude filosófica é indispensável à vida humana, porque a dúvida é natural no ser humano. Por isso não te deixes adormecer, espicaça o teu pensamento e encontrarás o sentido do mundo e da vida.
Pensa, questiona, procura respostas e concerteza terás um olhar diferente acerca daquilo que está à tua volta
O que é reflexão filosófica?
Reflexão significa movimento de volta sobre si mesmo ou movimento de retorno a si mesmo. A reflexão é o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo, interrogando a si mesmo.
A reflexão filosófica é tida como radical porque é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento. Não somos, porém, somente seres pensantes.
...