O Romantismo nas artes plásticas
Por: taynavf • 4/4/2015 • Trabalho acadêmico • 805 Palavras (4 Páginas) • 324 Visualizações
Universidade Anhembi Morumbi
Jornalismo – Arte e Cultura. Profª Claudia Cruz
Nayara Vieira
Tayná Vicente
Romantismo nas Artes Plásticas
O Romantismo é um período cultural, literário e artístico que se inicia na Europa no fim do século XVIII, e se espalha pelo mundo até o fim do século XIX. Nas artes plásticas, sustentava-se filosoficamente em três pilares: o individualismo – tendência para se libertar de toda a obrigação de solidariedade para pensar só em si, egoísmo –, o subjetivismo – tendência para afirmar a prioridade do subjetivo sobre o objetivo – e a intensidade. Contra a ordem e a rigidez intelectual clássica, os artistas românticos imprimiram maior importância à imaginação, à originalidade e à expressão individual, através das quais poderiam alcançar o sublime e o genial.
Os países de maior importância para o Romantismo são: Alemanha, Itália, Inglaterra e França.
Romantismo na Alemanha
O Romantismo Alemão é um movimento que nasceu no final do século XVIII, embora depois se expanda por todo o Ocidente, renovando as raízes culturais da civilização. Esse movimento vai contra a Razão realizada pelo Iluminismo.
Na Alemanha, a pintura romântica atinge o seu auge com as representações da natureza realizadas pelos alemães Caspar David Friedrich e Phillip Otto Runge.
Romantismo na Itália
Falar do Romantismo italiano implica falar das expectativas de unidade nacional que se impõem no país. A amada passa a ser, principalmente, a pátria. E falar do estilo romântico italiano é falar do estilo latinizante.
Romantismo na Inglaterra
A Revolução Industrial, que ocorreu na Inglaterra, entre os anos de 1798 e 1832, determinou o surgimento do proletariado. O aparecimento dessa nova classe social e a incorporação da figura da mulher no mundo cultural favoreceu o nascimento de um novo movimento, o Romantismo. Esse movimento deu origem a um novo público leitor, que buscava nos romances um pouco de realismo, humor, emoções e, sobretudo, novas ideias.
Na Inglaterra, os mais célebres pintores românticos britânicos sejam John Constable e William Turner, os dois tinham princípios classicistas, mas acreditavam que a principal fonte de inspiração para o artista era o sentimento pessoal, misticamente identificado com o mundo natural. Realizaram obras em que a técnica se adaptava ao que ia ser representado, passando de um detalhamento naturalista da paisagem em Constable a largas pinceladas que diluem o objeto em quase-abstrações, no caso de Turner.
Romantismo na França
Na França, o romantismo ganha força como em nenhum outro país e, através dos artistas franceses, os ideais românticos espalham-se pela Europa e pela América.
As características principais deste período são: valorização das emoções, liberdade de criação, amor platônico, temas religiosos, individualismo, nacionalismo e história. Este período foi fortemente influenciado pelos ideais do iluminismo e pela liberdade conquistada na Revolução Francesa. Artistas como o espanhol Francisco Goya e o francês Eugène Delacroix são os maiores representantes da pintura desta fase. Estes artistas representavam a natureza, os problemas sociais e urbanos, valorizavam as emoções e os sentimentos em suas obras de arte.
Autor:
Caspar David Friedrich nascido em 5 de setembro de 1774 foi um pintor, gravurista, desenhista e escultor romântico alemão, grande paisagista, morreu no dia 7 de maio de 1840 e foi considerado o mais puro representante da pintura romântica alemã. Suas paisagens primam pelo simbolismo e idealismo que transmitem.
Obra:
[pic 1]
Nascer da Lua Sobre o Mar
No ano de 1822, o pintor romântico alemão Caspar David Friedrich fez a obra “Moonrise by the Sea”, na qual o mesmo retratou um dos seus cenários favoritos: paisagens. O quadro tem o tamanho de 135 cm x 170 cm, pintado a óleo sobre tela e pode-se encontrar em Berlim, no museu Alte Nationalgalerie.
...