O pequeno príncipe
Por: 459238 • 2/11/2015 • Resenha • 302 Palavras (2 Páginas) • 412 Visualizações
O pequeno príncipe
Um filme a princípio direcionado à crianças, mas que traz em sua essência uma extraordinária mensagem aos adultos.
O filme relata com objetividade vários âmbitos de nossa atual realidade, onde a tecnologia, a busca desenfreada por bens materiais e conquistas pessoais, oprimem o que realmente devem ser importantes em nossas vidas , isso se evidencia no filme na abordagem onde é relatado que o essencial é invisível aos olhos.
A sutileza do filme nos traz à reflexão sobre o que realmente importa em nossa vida.
O analisar o filme de forma pessoal, ele trouxe uma percepção real da pressão hoje imposta pela sociedade em alcançar poder e status, que ocasiona no distanciamento familiar e privação da infância as crianças.
No âmbito organizacional, o filme pode enquadrar-se perfeitamente como uma organização. No decorrer do filme o pequeno príncipe passa por alguns planetas, cujo cada um tem seu “superior”, ilustrando claramente os tipos de liderança e chefias existentes nas organizações.
Podemos destacar o planeta onde é dominado pela soberba, ou seja, o líder preocupa-se exclusivamente consigo próprio e faz de tudo pra estar sempre em evidência não se preocupando para com os demais.
Outro exemplo é o chefe que preocupa se exclusivamente com o dinheiro. No filme ele junta as estrelas e as contabiliza a todo o tempo, ou seja, o dinheiro e a ganância ofuscaram o brilho das estrelas ao seu redor. Exatamente como ocorre na realidade, onde o dinheiro ofusca o brilho das oportunidades de ser feliz e valorizar o que realmente deveria ser prioridade: família, saúde e conhecimento.
Neste contexto de liderança, o filme nos traz um exemplo de consequência da falta de valorização dos colaboradores, que ocasiona em um funcionário frustrado e sem motivação, exatamente o que ocorreu com o pequeno príncipe em sua fase adulta.
Porém o filme também mostra que sempre teremos alguém
...