Portfolio Didática e Metodologia da Musica
Por: babyfelizardo • 1/4/2019 • Trabalho acadêmico • 1.075 Palavras (5 Páginas) • 280 Visualizações
Émilie Jaques-Dalcroze
Jaques-Dalcroze era austríaco, mas mudou-se para a Suíça ainda criança, nasceu em 1865 e faleceu em 1950.
Dalcroze defendia em seus princípios pedagógicos a necessidade da experiência dos elementos musicais desde cedo. Também a importância de se experimentar com o corpo as sensações em relação à música e de transferir para a música os instintos corporais.
A metodologia do autor é tão conhecida, por tratar da percepção e compreensão da música por meio dos movimentos corporais. Partindo dos dois princípios fundamentais e do uso da rítmica corporal, Jaques-Dalcroze estabeleceu três ferramentas pedagógicas em sua metodologia:
Eurritmia
Significa "bom ritmo" ou "fluxo", no sentido de um envolvimento ativo do corpo. O objetivo é que o estudo e entendimento dos elementos da música aconteça sempre a partir do movimento corporal.
Solfejo
Jaques-Dalcroze indica o segundo momento de sua pedagogia musical como o solfejo, que é a faculdade de reconhecimento de timbres, do senso de grau e de relação da altura dos sons e do entendimento e representação mental de melodias.
Improvisação
A etapa final da pedagogia proposta por Jaques-Dalcroze é a improvisação, considerada o tipo de fazer musical mais complexo, arte de criar algo no momento, para Dalcroze combina as noções de rítmica e de solfejo e prática musical a partir do toque.
Temos a conclusão de que Dalcroze não foi apenas um educador musical que voltou seu olhar aos alunos, foi, também, um precursor da formação e do pensamento musical completo, envolvendo corpo e mente em um mesmo objetivo.
Zoltán Kodály
Zoltán Kodály era um educador musical nascido na Hungria, localizada na Europa central. Viveu de 1882 a 1967.
Para Kodály, a formação musical vai além da formação técnica, pois é fundamental na vida do homem. O pedagogo chegou à conclusão de que a canção poderia ser uma fonte de cultura e um espelho da alma do povo húngaro.
Para Kodály era muito importante estabelecer uma ligação da música folclórica a três fontes formativas: o pensamento, o sentimento e a vontade.
O pensamento estaria no papel dos musicólogos, que são aqueles que fazem a análise e a organização do material musical bruto. O sentimento seria o papel do compositor. Já a vontade estaria no papel do professor e do aluno, nos processos de formação e educação.
Essa alfabetização musical incluía uma série de ferramentas, como a leitura e a escrita musical, o treinamento auditivo, a rítmica, o canto e a percepção musical, a partir de movimento e jogos. Além disso, Kodály considerava fundamental o desenvolvimento do ouvido a partir do canto e, por isso, empregava o canto sem acompanhamento de instrumentos, para que o estudante desenvolvesse uma perfeita afinação.
Kodály adaptou três estratégias pedagógicas de outros educadores e músicos, a fim de constituir uma metodologia completa, tais estratégias serviram como ferramenta para formação de seu método, são elas:
Sistema de símbolos de duração rítmica. Também conhecido como "Tateti", sistema muito empregado, também, em outras metodologias. Consiste no uso de sílabas para a realização do solfejo rítmico, e então, cada figura é representada a partir de um sistema simplificado.
Sistema de solfejo relativo. Também conhecido como "Dó móvel", o sistema de solfejo relativo é adaptado de Guido d"Arezzo. Esse sistema serve para desenvolver o conceito de função harmônica de cada nota da escala musical, utilizando-se as sílabas Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Ti na leitura.
Sistema de sinais manuais. John Curwen foi um educador que desenvolveu um modelo chamado "manossolfa", ou seja, o solfejo feito com as mãos. Cada nota musical é representada por um gesto das mãos.
Edgar Willems
Edgar Willems nasceu na Bélgica, mas foi na Suíça o local onde desenvolveu o seu trabalho musical e pedagógico, Willems nasceu em 1890 e faleceu em 1978.
Willems tinha o desenvolvimento do ouvido como elemento de base da preparação para o estudo da música. Os princípios pedagógicos de Willems baseavam-se em seu entendimento sobre o que ocorre no caminho do nervo auditivo, ou seja, a formação de um elo entre o impacto fisiológico, a reação afetiva e a cognição. O educador Edgar Willems tinha uma preocupação com a preparação das faculdades auditivas, isto é, tinha o desenvolvimento do ouvido como elemento de base da preparação para o estudo da música
...