DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA
Por: jomafo • 20/8/2018 • Trabalho acadêmico • 508 Palavras (3 Páginas) • 531 Visualizações
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina de Didática e Metodologia do Ensino de Geografia.
VILA VELHA - ES
2018
Plano de Aula
Componente Curricular: Geografia Regional
Ano / Bimestre: 2018/ 2º Bimestre
Série/Turma: 3º ano do ensino médio
Carga Horária: 2 aulas de 50 minutos
Turno: Vespertino
Docente: José Maria Fonseca
Objetivo
Refletir sobre as consequências que o imperialismo no continente africano deixou de herança para os dias atuais. Fazer uma relação com a criação das fronteiras artificiais, a pobreza, os conflitos civis e as migrações internas. Assim, promovendo a reflexão sobre o processo de colonização que desconsiderou a cultura e a organização social destes povos.
Conteúdo
O imperialismo no continente africano e sua consequências para os dias atuais.
Metodologia
1ª aula
Na primeira aula, o professor começara projetando para aos alunos imagens e matérias jornalísticas da situação atual do continente africano (fome, pobreza, doenças, conflitos étnicos, migrações, falta de recursos básicos, etc..). Em seguida, deve levar os alunos a refletirem por quais motivos esse continente se encontra nessa situação, deixando os alunos debaterem suas idéias e pontos de vistas.
A pós essa reflexão, mostra aos alunos o conceito de imperialismo. Mostrando que o imperialismo é o ato de ampliação do poder de uma nação sobre outras. Esse ato pode assumir diversas formas: fisicamente, ou seja, uma expansão territorial, dominando totalmente ou parcialmente outra nação; politicamente, utilizando outra nação como marionete, moldando seu desenvolvimento de acordo com o interesse da nação imperialista; ou por via econômica, tornando a nação mais fraca dependente da mais forte economicamente, como, por exemplo, tornar o comércio dependente.
Ao término da aula, orientar aos alunos para pesquisarem sobre o assunto abordado na aula. Sugestão de sites para pesquisa: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/ historiageral/imperialismo-na-africa.htm, http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/ imperialismo-africa.htm ou https://www.todamateria.com.br/imperialismo-na-africa, ou assistir filmes que ilustram o assunto como: Gandhi, filme de 1982 de Richard Attenborough ou os já citados a cima Tiros em Ruanda e o Ultimo Reis da Escócia.
2ª aula
Ao iniciar aula o professor deve verificar se foi feito a pesquisa ou se assistiram ao filme indicado, já avaliando assim a participação dos alunos. Passar para os alunos o documentário, África no passado: riquezas e glórias - a história que ninguém contou, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FE8N72m2Od8, onde mostra como os europeus, de forma exploratória, avançaram pelo continente impondo suas culturas e ignorando os costumes e ideologias dos povos nativos. Em seguida passar para os alunos um questionário sobre o tema estudado, de forma que, possam relacionar as consequências do imperialismo no continente africano na atualidade, e ainda: estabelecerem relações com as criações das fronteiras artificiais, a pobreza, os conflitos civis e as migrações internas.
...