Portifolio
Por: manumanu13 • 24/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.028 Palavras (5 Páginas) • 5.751 Visualizações
1-se tratando dos aspectos gramaticais básicos da Libras, fale sobre cada um deles e a importância desses para que a mensagem seja transmitida de maneira clara e eficiente.
Entender os parâmetros de libras e respeitá-lo, garante ao emissor qualidade dos sinais bem como a transmissão corretada mensagem são cinco os parâmetros: configuração de mão, ponto de articulação, movimento, orientação/direcionalidade, expressão facial e ou corporal.
Configuração de mão: é a forma que a mão assume quando o sinal é feito, muitas vezes configuração de mão e exatamente a mesma para sinais correspondente as palavras diferentes, os sinais são realizados pela mão dominante, existem na libras, 64 ou 73 configurações, dependendo do autor.
Ponto de articulação: é o lugar onde a mão predominante pode tocar ou não alguma parte do corpo, ou estar em um espaço neutro vertical ou horizontal, localizado da cabeça a cintura.
Movimento: é o deslocamento da mão no espaço ou sobre corpo pode ser em linhas retas, curvas, sinuosa ou circulares em varias direções e posições.
Orientação/direcionalidade: alguns sinais apresentam a mesma configuração de mão, porém, opõem-se quando a sua direção.
Expressão facial e o corporal: responsável por realizar um sinal estará errado ela contribui execivamente para a compreensão da libras.
Atividades da aula 06.
1-Quadros (2001, p.57) aborda alguns elementos sobre a atuação do intérprete educacional que devem ser considerados. Fale sobre cada um desses itens.
Em qualquer sala de aula, o professor é a figura que tem autoridade absoluta. O interprete deveria ser visto apenas como instrumento de comunicação.
Considerando as questões éticas, os interpretes devem manter-se neutros e garantirem o direito dos alunos de manter as informações confidenciais. O interprete deve ser neutro e não intervir com opiniões próprias, imparcialidade.
Os intérpretes têm o direito de serem auxiliados pelo professor através da revisão e preparação das aulas que garantem a qualidade da sua atuação durante as aulas. Se o professor favorecer o contato ao planejamento das aulas a atuação do interprete é facilitar com certeza, quando o professor não antecipa o conteúdo ao interprete certamente ele terá mais dificuldade para realizar seu trabalho.
As aulas devem ter intervalos que garante ao intérprete descansar, pois isso garantirá uma melhor performance e evitará problemas de saúde para o intérprete. Os intérpretes ficam em sala de aula durante os cincos tempos e isso acaba sobrecarregando, deve se entrar em acordo com a direção algumas adaptações para não sobrecarregar o mesmo.
Deve-se também considerar que o intérprete é apenas um dos elementos que garantirá a acessibilidade. O interprete é apenas o interpretador da aula para o aluno, é este precisa que seja oferecido todo um suporte, um planejamento pensado para o aluno surdo./
2- Fale sobre a formação do intérprete de Libras e suas áreas de atuação.
O interprete de libras, é o profissional que domina a língua de sinais e a língua falada no país. A formação do interprete de libras, se dá em nível superior mas com a falta de profissionais, vários órgãos trouxeram cursos de libras e capacitação especifica para ILS em todas as áreas de atuação: órgãos públicos, área educacional, área jurídica, serviços de saúde e sócias entre outros.
Atividade da aula 07.
- Como ocorre a formação do sujeito surdo nos espaços escolares regulares?
A formação de sujeito surdo nos espaços escolares regulares, baseado em uma perspectiva de agregar o individuo na sociedade dando suporte para que as relações sociais aconteçam de forma mais efetiva, uma escola de qualidade para todos. A formação do mesmo já começa a partir da aceitação e do reconhecimento que o aluno surdo é capaz, na organização da escola oferecendo ao aluno o acesso a duas língua LIBRAS e a língua portuguesa, dentro da proposta da educação bilíngüe.
...