Psicologia Aplicada a Enfermagem
Por: Thayane Cardoso • 6/4/2022 • Ensaio • 693 Palavras (3 Páginas) • 406 Visualizações
Escola Técnica de Enfermagem Andaraí
Thayane dos Santos Cardoso
Psicologia Aplicada a Enfermagem
11 de Setembro de 2021
Serrinha-Bahia
PNH, PSICOLOGIA E O TÉCNICO EM ENFERMAGEM
Criada em 2003 pelo ministério da Saúde, a Política Nacional de Humanização (PNH) veio como um socorro as nescessidade de uma maior humanização no ambiente hospitalar e de assistência a saúde, contribuindo para a melhoria na relação entre os gestores, os profissionais de saúde e os pacientes dentro do Sistema Único de Saúde do Brasil (SUS). Essa humanização é construida a partir da contribuição de todas as partes envolvidas por meio principalmente da escuta do todo e da partilha de experiência em vista de um melhor suporte no atendimento ao paciente.
Porém, a carência de um local apropriado e de material adequado para atendimento, o estress dos profissionais de saúde com alta demanda de trabalho, o longo tempo de espera para atendimento e a falta de escuta do paciente e do profissional fazem com que seja um grande desafio inserir medidas humanizadoras no âmbito da saúde.
Outro fator que acarreta essa lacuna de ações mais humanizadas é a a falta de instrução em relação a PNH nos ambientes hospitalares e acadêmicos. Nota-se que a formação dos profissionais de saúde ainda vem sendo pautada muitas vezes a uma assistência voltada somente a uma concepção de saúde com o cuidado ao orgão doente e não voltada a uma aboradagem do paciente em sua singularidade e totalidade. Isso evidencia a importância de se melhorar a formação acadêmico-profissional nesse aspecto.
Nesse sentido o estudo da Psicologia pelos profissionais/acadêmicos de saúde, dando maior ênfase aqui ao técnico de enfermagem, surge como grande aliado para a formação mais humanizada desses profissionais, favorecendo um melhor preparo para lidar não só com a enfermidade física, mas também com os outros problemas sociais, econômicos, pessoais, psicológicos que podem estar atrelados a doença.
O estudo da psicologia auxilia o técnico da enfermagem na compreensão do comportamento do paciente, por meio do cuidado, da escuta afetuosa e da conversa, ajundando o profissional a exergar o enfermo de forma integral e na sua individualidade. Essa atenção por parte do enfermeiro se torna um grande aliado para uma recuperação mais digna e rapida do paciente.
Além disso, entender sobre a psicologia ajuda o profissional a trabalhar o seu próprio equilibrio emocional diante das situações desafiantes que ele encontra no seu âmbiente de trabalho e das dificuldades estruturais encontradas em grande parte do SUS do Brasil, sendo também suporte para fortalecer o trabalho em equipe.
Assim é possível perceber a importância da psicologia tanto na execução eficiente do PNH, bem como, num efetivo serviço humanizado prestado pelo técnico em enfermagem, que com o auxilio da Psicologia pode atender as demandas da sua profissão numa postura de inclusão e empatia e com a escuta e o acolhimento como ferramentas imprescindíveis de trabalho.
...