Qual o Papel da Mediação em Uma Exposição de Arte?
Por: Jade Paola Barbosa De Souza • 17/7/2022 • Dissertação • 383 Palavras (2 Páginas) • 102 Visualizações
“Qual o papel da mediação em uma exposição de arte?”
Como pensar no papel da mediação em uma exposição de arte sem antes pensar qual é o significado de mediar/mediação/mediador. Segundo o dicionário Aurélio Júnior – os significados dessas palavras se equivalem, mediar é intervir em relação a algum assunto ou tema, tomando um posicionamento de mediador, coordenando assim uma situação. Logo, o papel da mediação em uma exposição é da coordenação e da organização do ambiente. Portanto, a mediação é fundamental, pois é através dela que o visitante vai sentir-se mais seguro em relação às dúvidas sobre o local de exposição, o conhecimento do espaço e o que está sendo exposto. Então, sem a mediação é possível que o contato com a arte não seja proveitoso para o público.
A princípio a mediação vai fazer com que tudo no espaço esteja em ordem, com que o ambiente da visita esteja organizado e preparado para receber um coletivo (independentemente da heterogeneidade deste grupo de pessoas). Assim, os visitantes ficam informados sobre os horários disponíveis da exposição, o espaço, os autores, as histórias – e então, poderão ter o acesso à arte. Além disso, o mediador precisa estar atento às questões levantadas pelas pessoas presentes, estando disponível para esclarecer as dúvidas e fazer a comunicação e a intermediação entre obra de arte e observador, possibilitando então a aquisição dos conhecimentos que a obra oferece sendo esse já conhecedor de arte ou não.
Ademais, o fracasso da mediação pode ser extremamente prejudicial aos visitantes, pois se isso acontece é negado ao cidadão o acesso à cultura. Então, sabendo que esse não é o objetivo almejado pela exposição de arte, espera-se que a mediação esteja sempre alerta às possíveis pretensões dos diferentes públicos de visitação, para que assim, os mediadores estejam preparados com diferentes estratégias de coordenação e organização da visita. Por exemplo, se o público visitante é majoritariamente infantil, a mediação tem que se focar nesse aspecto para criar planos de entreter as crianças durante a visitação, adiantando para essas, onde fica os banheiros, restaurantes e bebedouros, deixando-as mais tranquilas durante a exposição.
Por fim, é de suma importância a presença da mediação e do mediador durante as exposições de arte, pois é através desta mediação que vai ocorrer um bom funcionamento da visitação ao longo da exposição.
...