RESIDÊNCIA ARTÍSTICA NA CASA JUISI
Pesquisas Acadêmicas: RESIDÊNCIA ARTÍSTICA NA CASA JUISI. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kbmarc • 6/8/2014 • 389 Palavras (2 Páginas) • 325 Visualizações
Um dos maiores brechós em destaque de SP, a Casa Juisi, com mais de 30 mil peças em seu acervo, realiza residências artísticas direcionadas à moda.
O espaço conta com acervo de cerca de 30 mil peças.
O espaço conta com acervo de cerca de 30 mil peças.
A ideia é de que estudantes e profissionais de moda, arquitetura e artes plásticas e visuais reflitam sobre peças existentes e como elas podem ser reiteradas à nossa sociedade.
Entre as atividades idealizadas, está a imersão no acervo da Casa Juisi, que conta com roupas, acessórios e mobiliários que vão desde a época do descobrimento (1500) até os anos 90. O artista de modo geral tem a liberdade de criação sob peças vintage cedidas para a idealização do projeto. Os resultados de cada residência serão apresentados em exposições temporárias, intervenções urbanas ou performances em locais de livre acesso ao público e em palestras onde residentes poderão compartilhar a experiência.
Os sócios da Casa Juisi, Junior Guarnieri e Simone Porkopp.
Os sócios da Casa Juisi, Junior Guarnieri e Simone Porkopp.
Serão duas etapas da residência, uma em 2014 e outra em 2015 e na primeira fase, apenas um artista será selecionado para a residência de 2 meses e mais 20 dias para exposição pública da produção. A seleção será feita por meio de análise de currículo ou portfólio e carta de motivação, provenientes de edital onde os potenciais participantes se inscreverão. A banca de análise será formada por Debby Gram (fotógrafa), Afonso Luz (crítico de arte), Marcelo Sommer (estilista), Maurício Ianês (stylist), além de representantes da Casa.
O programa oferecerá estadia e alimentação ao residente que desenvolverá seu processo no ateliê da Casa Juisi, com acompanhamento logístico e crítico, além de apoio de produção que inclui material a ser utilizado (aluguel de máquinas de costura, tecidos e outros materiais utilizados), registro fotográfico e publicação do processo em formato de fanzine, que será produzido de forma processual e colaborativa. haverá ainda ajuda de custo a ser destinadas aos artistas residentes como aos envolvidos no projeto.
@Divulgação
@Divulgação
Ao final, será realizada exposição em lugares públicos, ainda a serem definidos, com devida autorização da Prefeitura da Cidade de São Paulo, ou órgão responsável, em espaços independentes de arte e/ou instituições culturais que manifestem interesse em recebê-la.
O projeto dá oportunidade aos artistas de mostrarem suas produções em espaço visitado constantemente por outros artistas, pensadores e curadores.
...