Redacao
Seminário: Redacao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jessicarms • 11/10/2014 • Seminário • 484 Palavras (2 Páginas) • 230 Visualizações
Siga o formato. Geralmente, eventos e revistas possuem um formato específico para a submissão de artigos. Confira cuidadosamente a seção de “Instruções a Autores”/“Instruções para Submissão” antes de submeter seu artigo. Verifique o formato e siga-o, sem exceções. Artigos podem ser recusados apenas por não seguir o formato requisitado (independente da qualidade de seu conteúdo).
Cópia literal não. Quando referenciando outros trabalhos, procure resumir suas idéias principais. Cópia literal não serve. Não serve. E resista à tentação de copiar literalmente colocando o texto entre ””.
Corretor automático. Use e abuse de corretores automáticos. Usar um corretor gramatical pode ser igualmente útil. Mas lembre-se que nada substitui uma revisão cuidadosa de todos os autores do artigo, e até de terceiros se necessário.
Divida os parágrafos corretamente. Tente usar frases de abertura e encerramente indicando o propósito do parágrafo.
Uma seção (um capítulo) é formada por mais de um parágrafo. Uma seção formada apenas por uma lista de itens não é uma seção, e sim uma lista de itens.
Evite frases longas. Se a mesma frase ocupa mais de 3 linhas (em coluna simples), revise-a e tente dividí-la em sentenças menores.
Sujeito e verbo. Cada frase deve ter um sujeito e um verbo.
Evite usar a primeira pessoa. Tente manter o artigo no impessoal, na terceira pessoa.
Gírias são inadmissíveis. Assim como ironias, brincadeiras, e referências pessoais ao leitor.
Consistência no uso de tempo verbal. Seja consistente no use de tempo verbal - não fique trocando entre passado e presente.
Palavras estrangeiras em itálico. Esse estilo é muito comum.
Siglas esclarecidas. Quando uma sigla é introduzida no texto (ou seja, aparece pela primeira vez) é importante colocar seu significado entre parênteses. Lembre-se que pode existir sobreposição no uso de siglas dentro das diversas áreas de Computação.
Figura ou tabela? Uma possível resposta: se os dados mostram uma tendência, criando uma ilustração interessante, faça uma figura. Se os números apenas estão lá, sem qualquer tendência interessante em evidência, uma tabela deveria ser suficiente. Tabelas também são preferíveis para apresentar números exatos.
Figuras e tabelas mencionadas no texto. Geralmente, figuras requerem explicação mais detalhada no texto, enquanto tabelas devem ser auto-suficientes. Além disso, a legenda de figuras e tabelas podem mencionar detalhes que não precisam ser repetidos no texto.
Uma imagem vale mil palavras. Por exemplo: caso seu trabalho apresente um processo complicado, cheio de fases, entradas e saídas para lá e para cá, tente resumir tudo em uma imagem (retângulos com nomes de processos, flechinhas indicando entradas e saídas, esse tipo de coisa); caso seu trabalho introduza uma nova arquitetura, crie uma imagem com os componentes da arquitetura, provavelmente indicando a interação dos componentes através de flechas; etc.
Escreva enquanto trabalha. É uma boa idéia começar a escrever o artigo enquanto o trabalho está em desenvolvimento, enquanto idéias, problemas, soluções
...