Reflexões Sobre a Didática e Para Que Serve
Por: luanacacique • 28/9/2020 • Resenha • 463 Palavras (2 Páginas) • 308 Visualizações
O que é a didática e para que serve
O cientista, escritor e educador Iohannes Amos Comenius (1592-1670), conhecido como fundador da didática moderna trouxe grande contribuição para os meios de ensino atuais. O livro Didática Magna, publicado em 1649, teve influência da religião católica que era predominante onde o autor vivia e serve como uma das bases para a escrita do livro, nele o principal assunto é a educação que deveria ser “para tudo e todos”, porém existiam alguns limites pois dizendo “todos” ele se refere a rapazes, jovens de sua religião, o que foi alterado em seu outro livro publicado posteriormente, “Pampedia”, onde Comenius se refere a todos mesmo, de qualquer religião, idade, sexo, e também pessoas com deficiências. Ele fala que a realidade do aluno também deve ser considerada nos meios de aprendizagem, que são organizado e possuem regras a serem seguidas para se obter um sucesso, o que teve influência pela época em que a ciência utilizava-se de métodos para se obter o sucesso.
É argumentado por Comenius, que deve existir um método universal para o ensino, mas isso acaba sendo contraditório se levarmos em consideração o que ele mesmo diz sobre a realidade do aluno. Não tem como padronizarmos um método se funcionamos de maneiras diferentes.
Já no texto “Uma Reflexão Sobre a Didática” de José Mario Pires Azanha, vemos que “Didática Magna” tem grande significância e influência nos dias atuais, porém existe uma crítica ao método universal de ensino, onde o autor diz que os métodos não garantem a aprendizagem mas podem ser agentes facilitadores em alguns casos, e o ato de ensinar é algo espontâneo que necessita de uma análise prévia, onde ele fala que professor é solitário e não pode contar com regras predefinidas.
A palavra didática originária do latim, significa a arte de ensinar mas quando paramos para pensar no assunto, dar um significado a isso é mais complexo e abstrato do que parece. Saber arte de ensinar é algo próximo a guiar, impulsionar descobertas através de reflexões em contextos aproximados da realidade de quem aprende, onde algumas regras podem servir ou não como um auxílio para o ensino. Ela vem da sensibilidade e observação do educador que age como um mediador, incentivando cada aluno gerando uma pulsão curiosa sobre um assunto a ser investigado, que pode servir futuramente um auxílio na vida de quem aprende.
Além de seu tempo, e considerado o criador da didática moderna, Comenius fez muitas observações e reflexões sobre pontos importantíssimos na educação, porem hoje alguns argumentos apresentados por ele não se aplicam a época e contexto em que vivemos. Ensinar continua complexo e solitário, mas com um direcionamento reflexivo, que até o educadores precisam, desenvolvemos conjunto cada vez mais.
...