Resumo De Obras Frank Gehry
Artigo: Resumo De Obras Frank Gehry. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jotah.226 • 9/10/2013 • 557 Palavras (3 Páginas) • 936 Visualizações
Frank O.Gehry
Gehry nasce em 1929 na cidade de Toronto – Canada, mas muito jovem foi para a California nos EUA, lugar onde escolheu a Arquitetura para sua vida, assim sendo formado pela Universidade de Harvard que também se especializou em desing.
No livro de Moneo, o autor diz que Gehry foi de todos os arquitetos o que mais era decisivo na cultura da arquitetura na decada de 1970, e o que exerceu maior influencia sobre os outros arquitetos em 1980.
Moneo cita no livro um artigo que acha que ainda é compativel com os dias de hoje, este artigo foi publicado por ele na revista A&V, e dizia que Gehry é associado a Los Angeles e Los Angeles ao movimento, isso porque ele acha que a cidade esta sempre em constante movimento, transformação e mudanças. A arquitetura de Gehry acompanha esta cidade, é como se ele construisse suas obras para Los Angeles, e não em Los Angeles.
Isso leva a uma imagem associada a um arquiteto livre, um arquiteto que pode consquistar arquitetura nova, diferente e muitas vezes audaciosa, muito diferente de Rossi, que trabalha com a busca da arquitetura coletiva, aquela que todos vivem sem dar uma importancia por estar ali servindo diferente, Gehry já não, suas obras refletem, brilham chamando á atenção e celebram o individualismo americano.
Em 1980 Gehry foi entrevistado e disse:
“O que mais gosto é de fragmentar o projeto no maior número possível de partes [...] em vez de entender uma casa como uma coisa única, eu a vejo como se fossem dez coisas diferentes [...] Isso permite um maior envolvimento do cliente.”
Essa frase mostra, que ele não busca a arquitetura coletiva dita acima, ele não quer sua obra envolvida com o entorno, e ideias do que deva ser o seu edíficio, o que já é importante para Alvaro Siza, mas Gehry trabalha com o que ele acha que é o fundamental, O PROGRAMA.
Gehry tem outra ligação interessante com o projeto, as maquetes, ele não visualiza a maquete só como uma versão em escala, mais sim com instrumento do fazer, e diz também que plantas, cortes e elevações são obrigações, e aquilo não é arquitetura, sim desenhos que dão o inicio das maquetes.
Materiais diferentes sempre foram outra caracteristica dele, gosta de coisas que não são convencionais, pesquisou e conheceu estruturas metálicas, compensados de madeiras, novos tipos de tintas, e sempre usufrui disso mantendo na obra a presença dos materiais.
Gehry se interessa pelo processo entre a arquitetura e a construção, e diz que gostaria de ser capaz de construir sua obras.
Depois de uns anos de sua carreira, ele descobre que pode fazer com que qualquer forma se transforme em arquitetura, e deseja que seus projetos sejam vistos e aceitos como uma obra de arte, assim podemos observar a evolução de Frank Gehry!
Meu entendimento:
Estudando e lendo o livro de Moneo,
pude ter um contato mais direto com
o que é a Arquitetura de Gehry, ele
se mostrou um arquiteto com total
livre-arbitrio da arte, é como que se
ele fosse um arquiteto-artista, um
...