Frank Gehry
Exames: Frank Gehry. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thaynacampos • 11/3/2015 • 411 Palavras (2 Páginas) • 411 Visualizações
é um arquiteto canadense, Frank, mudou a imagem de uma disciplina muito conservadora. Ele mistura o livre-arbitrio da arte, com algo muito concreto e intransigente como a física. Ele deixa de ser apenas um arquiteto e se transforma em um arquiteto-artista, basicamente um artista se arrisca a fazer algo novo e nesse ponto que Gehry se arriscou em criar algo jamais experimentado, algo novo, nunca visto.
A importância de Gehry para esse período de reflexão sobre a pós-modernidade, está na relação das suas obras arquitetônicas com as tecnologias atuais, numa espécie de simbiose beleza&tecnologia, onde elas só poderiam existir através do computador e seus cálculos precisos. Gehry confronta as regras e 'verdades absolutas' da arquitetura com suas criações exóticas, caóticas, orgânicas, narrativas, que desafiam as leis da física.
Obras
• Casa Dançante
• Centro Stata
• Vitra Design Museum
• Museu Guggenheim Bilbao
• Hotel Marqués de Riscal
• Walt Disney Concert Hall, inaugurado em 2003.
Mestres da Arquitetura: Frank Gehry
O arquiteto canadense impressiona pela sua criatividade e capacidade de inovar e surpreender artisticamente. Idealizou obras bastante imagéticas e que utilizam materiais pouco usuais como o titânio.
Frank Gehry foi um dos principais ícones do movimento que ficou conhecido como Descontrutivismo, no qual se despende da rigidez formal.
Casa Dançante
Localizado na cidade de Praga (República Tcheca) a “Casa Dançante” é uma construção curiosa. Também chamada de Fred e Ginger (referência a Fred Astaire e Ginger Rogers), faz alusão a um casal dançando. Sua forma sinuosa também lembra o efeito violento das bombas que assolaram a cidade durante a II Guerra Mundial.
O edifício hoje abriga escritórios comerciais, frustrando a idéia inicial de transformá-lo em um centro cultural.
Museu Guggenheim
De um complexidade matemática que impressiona, o museu fica na cidade de Bilbao (Espanha). A visão discreta que se tem a partir da rua(acima) contrasta com a visão que se tem do rio(abaixo), revelando o lado mais ousado da obra.
Situada às margens do Rio Nervión, o edifício lembra o formato de um barco. Sua construção é baseada em pedra calcária e vidro, e a superfície é de painéis de titânio que sugerem escamas de peixe,revelando a influência orgânica nas obras de Gehry. Hoje em dia abriga diversas exposições nos seus 11.000 m2.
Lou Ruvo
O Ruvo Center chama a atenção dos visitantes pelo seu formato nada convencional, totalmente ondulado e assimétrico.
O prédio parece estar se moldando de acordo com a direção do vento, reforçando a idéia de assimetria presente no trabalho de Gehry.
A obra é um dos marcos da cidade de Las Vegas e hoje abriga um centro de tratamentos
...