Frank Gehry
Por: edsonvargass • 20/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.036 Palavras (13 Páginas) • 927 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
FRANK GEHRY
PALHOÇA, 2015.
[pic 2]
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
FRANK GEHRY
[pic 3]
PALHOÇA, 2015.
INTRODUÇÃO
A arquitetura e a história estão intimamente ligadas. Cada época é marcada por um tipo de construção e assim vão sendo deixados os marcos na história. Muitas edificações são consideradas verdadeiras obras de arte e atravessam séculos preservando sua genialidade. E essa mesma arte, nos dias atuais, vem sendo confundida com o que chamamos de design.
Como o fluxo normal da vida, a arquitetura também muda com o passar do tempo. Essa mudança muitas vezes acontece com o intuito de evoluir sem perder o tradicionalismo, e algumas outras utilizam das tecnologias mais avançadas para desafiar limites e tudo aquilo que se considera dentro dos padrões normais.
Através de suas artes os arquitetos mostram essas mudanças. Frank Gehry é um arquiteto contemporâneo renomado na atualidade que, em suas criações, exibe formas “pós-modernas” e faz uso de materiais incomuns. É conhecido pelo seu design arrojado, repleto de estruturas curvas geralmente em metal.
O presente trabalho tem por objetivo apresentar a trajetória de Frank Gehry, desde a sua biografia e principais características, estilo e suas principais obras.
BIOGRAFIA
Segundo as pesquisas realizadas, Frank Gehry nasceu em 28 de fevereiro de 1929 em Toronto, no Canadá, de pais judeus e naturalizado americano. Teve uma proximidade com a arte ainda na infância enquanto desenhava e criava cidades e construções com simples blocos de madeira juntamente com seus pais e avós. Essa experiência veio a influenciá-los anos depois na sua escolha profissional. Já no início de sua adolescência foi reprimido por um professor que o julgou por não possuir perfil de arquiteto.
Mudou-se com a família para Los Angeles em 1947. Estudou arquitetura na Faculdade do Sul da Califórnia e especializou-se em Design na Universidade de Harvard.
A arquitetura surgiu na vida de Frank Gehry após um curso de perspectiva. O interesse foi imediato e continuou a fazer outros cursos. Gehry no início de sua carreira era uma pessoa com pouca confiança em si mesmo. Seus recursos financeiros eram bastante limitados, mas a ousadia nas suas obras impressionava desde o início. Havia uma dificuldade muito grande por parte do arquiteto em aceitar que seus clientes não compreendiam suas obras.
Por volta de 1970, Gehry projetou diversas residências inclusive a sua própria em Santa Monica na Califórnia. Seu estilo diferenciado já era observado e influenciou no surgimento do Desconstrutivismo, tendência na arquitetura que rompe com as tradições.
Frank se tornou um dos arquitetos mais aclamados do século XX, adquiriu fama e reconhecimento internacional. Ele sempre desafiou o senso comum, começando pelo seu mobiliário em papelão, com o dinheiro das vendas pode então iniciar sua carreira como arquiteto.
No ano de 1989 foi premiado com PRITZKER, prêmio que equiparasse ao Nobel da arquitetura. Em 1992 recebeu o Prêmio Wolf das Artes, em 1998 National Medal of Arts, em 1999 Medalha de Ouro da AIA, em 2000, Medalha de ouro do RIBA. O mais recente, em 2014 venceu o prêmio Príncipe das Astúrias das Artes devido a sua grande influência, repercussão e relevância das suas criações em diversos países e principalmente por ser um grande impulsionar da arquitetura no último meio século.
[pic 4]
Figura 1: Frank Gehry
Fonte: Site Atelier Courbet
CARACTERÍSTICAS
O arquiteto conceituado, de arquitetura pós-moderna, abusa das formas e materiais distintos, passou do concreto maciço à utilização de madeira compensada e placas de aço para a criação de verdadeiras esculturas funcionais. Desafia a engenharia a cada projeto de seu estilo desconstrutivista. Para ele não há limites de áreas e estrutura para se desenhar a uma edificação. Desdobra vigas, pilares e lajes, não havendo concordância em nada. Gehry se destaca por ousar e criar novas formas, um novo paradigma dentro da arquitetura.
Percebe-se uma unanimidade na arquitetura de Frank, que traz ao mundo atual traços de ousadia estética e de contrariedade. Ele avalia o sonho como elemento indispensável ao homem moderno e utiliza de cada um de seus projetos tornarem o mundo mais passível a mudanças.
Com ajuda de novos softwares computacionais e sua aplicação, Frank conseguiu aliar a sensualidade das curvas à estruturas muito complexas, conseguindo uma grande inovação em seus projetos.
Gehry não ficou somente com a arquitetura, ampliou seus conhecimentos e contribuiu para uma linha de joias para a Tiffany & Co. com peças inspiradas em peixes, que segundo ele, são vidas que habitam o planeta há muito mais tempo que nós humanos.
Suas obras fazem a imaginação de cada indivíduo trabalhar de forma inexplicável. O desconstrutivismo causa uma primeira impressão de espanto até se conseguir admirar cada forma fora do padrão, de maneira simples e grandiosa ele une características controversas para uma mesma obra e tira do papel desenhos surpreendentes. Ele desconstrói a arquitetura deixando um marco para essa fase tanto da época da vida em que estamos como para a arquitetura.
PRINCIPAIS OBRAS
O arquiteto canadense impressiona pela sua criatividade e capacidade de inovar e surpreender artisticamente. Idealizou obras bastante imagéticas e que utilizam materiais pouco usuais como o titânio. Algumas de suas principais obras são apresentadas a seguir.
Museu Vitra Design (Weil am Rhein - Alemanha, 1989)
A primeira construção de Frank Gehry na Europa foi o Museu Vitra Design na pequena cidade de Weil am Rhein, na Alemanha, que foi inaugurado em 1989.
O acervo do Museu comporta uma das maiores coleções de design do mundo, com milhares de objetos, como móveis em série, protótipos, peças únicas, objetos de edição especial e estudos experimentais.
[pic 5]
igura 2: Museu Vitra Design
Fonte: Site Laifi
Museu de Arte Weisman (Minneapolis, 1993)
[pic 6]
Figura 4: Museu de Arte Weisman
Fonte: Site Laifi
Gehry Tower (Hannover, Alemanha)
Gehry Tower tem uma área de aproximadamente 2100 m², com nove andares e com sua fachada extremamente diferenciada. Entre planejamento e construção levou em torno de 4 anos para ficar pronto, com os custos na faixa de 4,3 milhões de euros.
...