Resumo Sobre Arts And Crafts
Exames: Resumo Sobre Arts And Crafts. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabipereira17 • 24/11/2014 • 273 Palavras (2 Páginas) • 1.269 Visualizações
Movimento estético e social fundado na Inglaterra por William Morris na segunda metade do século XIX, época da Revolução Industrial. Defende o artesanato criativo, como alternativa à mecanização e à produção em massa porque elas causavam falta de identidade nos objetos. Reivindica integração entre projeto e execução; uma relação mais igualitária e democrática entre os trabalhadores envolvidos na produção; e uma manutenção de padrões elevados em termos de qualidade de materiais e de acabamento. A estética deveria estar aliada à função e a forma e os objetos deveriam deixar clara a identidade do seu artesão-artista.
Em 1861 William Morris funda a firma Morris, Marshall, Faulkner & Co. com Gabriel Rossetti, Burne-Jones, Madox Brown e Philip Webb na qual trabalhou toda sua vida, embora esta tenha mudado várias vezes de nome, sendo o mais famoso Morris and Company. Seus designs são vendidos ainda hoje sob licenças dadas a Sanderson and Sons e Liberty de Londres.
Foi apoiado pela monarquia vitoriana e obteve grande sucesso entre a burguesia rica. A marca registrada da oficina de Morris e arquitetos era a alta qualidade artesanal dos produtos, porém isso encarecia muito os objetos frente àqueles produzidos em fábricas. Só os ricos podiam comprá-los, mas o gosto pelos objetos Arts and Crafts cresceu e se estendeu na Alemanha e nos Estados Unidos.
Caracterizava-se por referências medievais e góticas, uma arte sóbria e equilibrada que se preocupava com as linhas da Natureza inspiradoras de paz. Não conseguiu conciliar-se com o ritmo produção em série, mas a ideia principal tornou-se a raiz da Art Nouveau, e mais tarde o artesanato e o processo industrial tornaram-se a base do importante movimento conhecido como Bauhaus.
...