Revisão do filme "Brasil Central"
Abstract: Revisão do filme "Brasil Central". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ROWIN • 27/5/2014 • Abstract • 1.091 Palavras (5 Páginas) • 524 Visualizações
Leia o trecho de uma resenha do filme “Central do Brasil”.
Central do Brasil tem a simplicidade dos grandes filmes. Tem um início que impressiona e prende a atenção do espectador. Quando nos damos conta, o filme está caminhando para seu final e, neste meio-tempo, já rimos, choramos e torcemos para nossos - reparem o ’nossos’ - personagens.
Sim, este é um daqueles filmes que conseguem a proeza de praticamente transformar os personagens em nossos amigos pessoais. Nos importamos com eles, choramos por eles, queremos ajudá-los. Se dizem algo de terrível (como Fernanda Montenegro faz, em alguns momentos), tendemos a perdoá-los, a relevar a ofensa. Eles são ’de casa’.
O filme conta a história de Dora (Montenegro), uma mulher que ganha dinheiro escrevendo cartas para analfabetos na Central do Brasil. Depois de escritas, as cartas passam pelo crivo da ’censura’ de Irene (Pêra) e da própria Dora, que julgam quais deverão ser enviadas ou não. É quando a mulher se vê envolvida com o triste destino de Josué (Vinícius de Oliveira), um garoto de 9 anos cuja mãe é atropelada e morta em frente à estação onde Dora trabalha. Agora, Dora se vê irremediavelmente ’presa’ ao menino, com quem - e em função de quem - irá vivenciar uma bela transformação.
[...]
Fernanda Montenegro tem uma atuação simplesmente absoluta neste filme. O ’aprendizado’ de sua personagem é transmitido de uma maneira tão inteligente que não há como deixarmos de comemorar cada nova vitória, cada pequena alteração em seu comportamento. Nós crescemos com Dora. Além disso, temos as belas atuações de Marília Pêra, que cria uma personagem curiosamente ingênua em meio ao caos e à amargura que imperam em Central do Brasil; e de Othon Bastos, que consegue, durante o pouco tempo em que aparece na tela, deixar uma impressão profunda na mente da plateia graças a seu carisma e à sua gentileza. Mas não posso deixar de destacar o brilhante trabalho de Vinícius de Oliveira. É impressionante o talento deste garoto. Basta citar o momento em que ele vê um homem, que acredita ser seu pai, se aproximar. Ele engole em seco, arqueja quase imperceptivelmente e se cola à parede. São detalhes muito sutis, mas que recheiam toda a atuação do menino.
Walter Salles realiza, enfim, mais um grande trabalho. Sua direção é sincera e hábil ao mostrar um Brasil feio, pobre, mas rico em sentimentos. Os vários rostos marcados pela vida que narram as cartas neste filme são um retrato vivo de um país que deixa seu povo sofrer - mas que não consegue impedir que este expresse profundamente suas paixões ou que sorria de seus infortúnios. E isso, por si só, já uma maravilhosa mensagem.
Podemos dizer que as resenhas de filmes, em comparação às resenhas de livros:
a.
as resenhas de filmes tem o objetivo maior de criticar e convencer o espectador a não assistir ao filme, enquanto as resenhas de livros preocupam-se em ganhar mais leitores.
b.
possuem a mesma função, que é informar sobre o elemento resenhado dando uma prévia ao leitor, ou espectador, do que consiste a obra, seja escrita ou cinematográfica.
c.
as resenhas de livros são semelhantes a resumos de filmes, por isso não utilizamos o termo resenha para falar de filme, só resumo ou trailer.
d.
no caso de análises cinematográficas, ficam a cargo dos críticos de filmes que escrevem apenas suas considerações listando pontos negativos e positivos da história e não uma resenha.
e.
as resenhas de livros possuem maior prestígio social, pois as pessoas, em sua maioria, procuram conhecer melhor o livro que possuem a intenção de ler para não perderem tempo com um assunto que possa não interessar.
.
0,8 pontos
Pergunta 3
Leia as afirmações e analise a possível relação de lógica existente entre elas.
Só ter clareza de seus objetivos, do conteúdo da mensagem e de valores ou crenças não é a única estratégia mobilizada em uma dada situação de comunicação.
PORQUE
A interação entre pessoas implica também no conhecimento e obediência a certas normas socialmente estabelecidas, que dizem respeito ao modo como falamos, nossa capacidade de ser afável com os outros, etc.
a.
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
b.
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
c.
A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
d.
A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
e.
As duas afirmações são falsas.
.
0,8 pontos
...