Sinopse e Síntese do Filme Central do Brasil
Por: Sanciaray Yarha. • 26/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.174 Palavras (5 Páginas) • 4.288 Visualizações
Sinopse e Síntese do Filme Central do Brasil:
O filme Central do Brasil escolhido pela equipe para análise foi dirigido por Walter Salles e produzido por Arthur Cohn, lançado em 1998 e possui 113 minutos de duração. Pertence ao gênero drama e a linguagem predominante é informal, retratando o cotidiano de pessoas pertencentes à classes menos favorecidas. O roteiro, a linguagem e o enredo são de fácil entendimento. O autor não apresente o desenrolar do tema e da história durante o filme, prendendo dessa forma a atenção do espectador até o final. O cenário do filme é o centro da cidade do Rio de Janeiro, com destaque para a estação Central do Brasil, e o Nordeste. São abordados temas culturais e políticos, sendo as questões das diferenças humanas e sociais abordadas de maneira bem acentuada, uma vez que apresenta as dificuldades e descobertas enfrentadas por pessoas que migram pelo país em busca de melhores condições de vida ou por aquelas que buscam reencontrar seus familiares distantes.
O tema central do filme e as ideias principais consistem na história de Dora, que é uma mulher que escreve cartas para analfabetos em uma estação ferroviária. A mãe do menino Josué pede para que ela escreva uma carta e envie para o pai do menino, porém Dora não a envia, assim como faz com várias outras cartas que lhe pedem. Quando a mãe de Josué morre atropelada em frente á estação, Dora pega o menino e o vende a traficantes de crianças, porém, sente-se culpada e volta para resgata-lo e leva-lo até seu pai que mora na região nordestina, enfrentando assim vários desafios no decorrer da viagem.
A cena mais impactante foi o momento em que Dora vende o menino (Josué) a uma mulher sem saber de suas reais intenções com ele, se preocupando somente com o dinheiro que iria receber. O que impressiona ainda mais é pensar que isso acontece na realidade, onde muitas crianças muitas vezes são tratadas como mercadoria.
O filme apresenta a história de um menino, de baixas condições sociais, que enfrenta várias dificuldades e cuja família também apresenta vulnerabilidades sociais. A partir do momento que sua mãe falece ele se encontra perdido no Rio de Janeiro, até que uma senhora resolve leva-lo até a cidade de seu pai. Ao realizar uma análise comparativa com a realidade é possível apontar que existem muitas crianças que se encontram nesta mesma situação, estando perdidas sem nenhum familiar em cidades grandes, e sem as mínimas condições de sobrevivência. Em meio a sala de aula muitas vezes
podem ser encontradas crianças com uma vulnerabilidade social parecida com a do menino apresentado no filme, o que pode ser identificado pelo fato de sua mão não saber ler e escrever, além do único familiar presente em sua vida ser sua mãe, apresentando muita vontade de conhecer o pai. Pode ser considerado até mesmo comum na sociedade atual crianças com baixas condições e que não conhecem seus familiares, sendo mais preocupante a questão das crianças que acabam ficando sozinhas em cidades grandes, sem nenhum outro familiar, e que devido a este fato, acabam se perdendo, podendo ir morar nas ruas e se tornando até mesmo marginalizadas.
Aspectos e relação da Infância no filme:
O filme traz um cenário onde um dos protagonistas é uma criança onde ela não está inserida em um contexto que lhe proporcione uma vida com os direitos que lhe teriam que ser dados por lei, direitos formulados e previstos no ECA, este que foi criado em 1990, e o filme se passa no ano de 1998, onde ainda o ECA já existia mas ainda não era exercido pelo estado, estes direitos seriam : de vida e saúde, alimentação à educação, lazer à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e comunitária para meninos e meninas, e também aborda questões de políticas de atendimento, medidas protetivas e medidas socioeducativas, entre outras providências. O filme traz uma síntese do que acontecia no Brasil na época, e após o comprimento do ECA, o cenário teve grandes mudanças, mas infelizmente ainda é a realidade de muitos. Desde o início o filme retrata uma grande realidade do contexto histórico do nosso país. A história do menino chamado Josué nos proporciona uma visão de que muitas crianças ainda não tem uma infância
...