Sarau Do Boi
Trabalho Escolar: Sarau Do Boi. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nicnad • 3/4/2014 • 423 Palavras (2 Páginas) • 330 Visualizações
é parte folclórica da cultura popular brasileira, caracterizada com folguedo. São diversas as formas de festejar, associadas às regiões e tradições culturais que resultam em uma diversidade de estilo, que caracterizam o bumba-meu-boi. Em cada região encontram-se diferenças em relação a ritmo, coreografia, instrumentos musicais e personagens.
Segundo a lenda do boi bumba:
Existia um fazendeiro bastante rico, que certo dia comprou um boi o qual para ele era o melhor de todos, o mais bonito e formoso.
Chamou seu empregado pai Chico e lhe recomendou-o que cuidasse do boi, pois era o bem, mais precioso dele. E assim o pai Chico fez, mas quando sua esposa Catarina viu o boi desejou comer sua língua, pai Chico para salvar seu filho corta a língua do boi para matar o desejo de sua esposa, porém o boi com língua cortada ficou muito doente e pai Chico resolveu fugir para o mato com o boi para se esconder do patrão.
Quando o patrão sentiu falta do pai Chico e do boi, chamou todos os vaqueiros da fazenda para procura-los, os quais foram encontrados no mato e o patrão pede para que todos os vaqueiros saiam para ter uma conversa com pai Chico, que saiu correndo para buscar o padre e o doutor o qual disse que o boi não tinha mais jeito, o patrão se desesperou e pede ajuda sendo informado que tem um pajé e um curandeiro que ao ver o boi diz que tudo irá ficar bem, pai Chico explica para o patrão que aconteceu com o boi e o patrão o perdoa e manda chamar todos para uma festa em comemoração a nova vida do boi.
E assim ficou conhecida como a festa do boi bumba. Essa mesma historia se espalhou pelo Brasil e em cada região ela foi se adaptando a cultura popular, mas sempre respeitando as tradições e origens da mesma.
As diversidades do espetáculo bumba-meu-boi, decorre de acordo com a região onde a dança é encontrada. “O espetáculo bumba-meu-boi constitui uma espécie de opera popular, resultante da união de elementos das culturas europeia, africana e indígenas, no qual o boi é a principal figura de representação.”
Conclusão:
Concluímos que a dança folclórica do boi-bumbá aqui no Pará é representada mais durante a época das festas juninas, pois faz parte do folclore paraense que é muito aplaudido pela população, chamando atenção com suas cores vibrantes e seu ritmo contagiante e animado.
...