Seminários Temáticos em Educação
Por: Karencvilela • 3/6/2024 • Seminário • 488 Palavras (2 Páginas) • 68 Visualizações
Seminários Temáticos em Educação |
Nome do aluno(a):Karen Cardoso Vilela |
RGM: 28528859 |
Curso: Pedagogia Semestre: 4° |
Tipo de Linguagem: Linguagens Plásticas e Visuais |
Trabalho analisado ( link ou nome da obra): |
Tutor (a): Phelipe Anderson Coutinho de Andrade |
Arte Visual: suas ramificações, em especial, a pintura
Antes de tratar da linguagem optada para discorrermos, é imprescindível destacar o conceito de Arte. A arte tem diversas definições, como a produção de obras, criações de formas e objetos. A arte também corresponde a expressão externa por meio de uma arte criadora. Através da arte nos é possível expressar sensações, vivencias, anseios, pensamentos e pontos de vista acerca de algo ou de situações imaginárias ou vividas.
Entrando mais a fundo no conceito artístico, percebemos que são inúmeras as vertentes de arte. Sendo ressaltados quatro principais que são; dança, teatro, música e artes visuais. Contudo, aprofundando mais ainda nesse âmbito temos mais ramificações, como arquitetura, pintura, escultura, fotografia, arte digital, cinema, dentre outras. Tratando especificamente das Linguagens artísticas, a selecionada para dissertar fora a de Linguagens Plásticas e Visuais, que é voltada para a retratação do que temos ao nosso redor. É uma maneira de tornar estático um momento por vários modos. Sendo pintando uma paisagem que se contempla, fotografando um momento marcante, desenhando objetos ao redor, esculpindo em materiais variados, encenando num palco ou para uma gravação cinematografia ou cantando.
Dentro desse contexto a proposta é analisar a obra “The Gare St-Lazare- 1877”do pintor impressionista Claude Monet, que retrata um contexto urbano no qual o artista buscava diversificar suas fontes de inspiração. Os registros de Monet foram 12 acerca da ferrovia observada. A tela analisada registra a mescla de cores utilizadas com as pinceladas da técnica impressionista. A suavidade dos tons branco e azul com tons mais intensos como marrom e bege. O movimento das pessoas ali, bem como a fumaça e os reflexos no vidro do teto atingindo os trilhos e se fundindo com a textura do vapor. Causando sensação de profundidade. Explorando as características do impressionismo.
Um fator interessantíssimo de ressaltar aqui é o de que o artista analisado é considerado o pai do impressionismo. O pintor frequentava campos, bosques para pintar paisagens explorando máximo as variações de luminosidade durante o passar do dia, pintando inclusive uma mesma obra diversas vezes, cada uma com percepção diferente de um mesmo cenário.
MARTINS, Simone. A ESTAÇÃO DE SAINT-LAZARE, CLAUDE MONET,
História das Artes > Olho-vivo > Análise Estética > Obras Analisadas > A Estação de Saint-Lazare, Claude Monet
...