TRABALHO APRESENTADO COMO REQUISITOPARA A DISCIPLINA PROJETOS
Por: italoangelo • 30/9/2020 • Trabalho acadêmico • 873 Palavras (4 Páginas) • 302 Visualizações
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO PEDAGOGIA
CONTAÇÃO DE ESTÓRIAS
TRABALHO APRESENTADO COMO REQUISITOPARA A DISCIPLINA PROJETOS E RPÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIP SOB A ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR ______
MOGI MIRIM
SUMÁRIO
01. Tema................
02. Justificativa.........
03. Situação Problema....
04. Público Alvo........
05. Objetivos.........
06. Embasamento Teórico.........
07. Percurso Metodológico.............
08. Recursos............
09. Cronograma de Atividades............
10. Avaliação..................
11. Referências Bibliográficas..............
1.TEMA:
CONTAÇÃO DE ESTÓRIAS
2. JUSTIFICATIVA
Buscar introduzir o conhecimento e a consciência a através d e uma série de ações didático-pedagógicas contemplando a educação para entender as lições que vem com as estórias e o dia a dia na educação infantil.
Com o projeto buscaremos introduzir a turma em um único objetivo, envolvendo os alunos para um progresso verdadeiro onde eles verão que o aprendizado pode sim ser divertido e benéfico, pode ser produtivo sem ser exaustivo, bem como trazer elementos e experiência vivida na família, através das estórias que serão transmitidas entre as crianças.
3. SITUAÇÃO PROBLEMA:
Em uma de nossas rodas de conversas um aluno relatou uma estória que aconteceu em sua família e foi contada pela sua mãe como um exemplo de uma situação que não poderia ser feita pela criança, a partir disso os alunos levantaram vários questionamentos.
Falar sobre o os ensinamentos, as qualidades e a experiência vivida no âmbito familiar e o que isso trouxe de aprendizado prático, ou seja, o que as crianças poderia fazer para ajudar no caso concreto.a de acidentes n o trânsito envolvendo crianças.
4.PÚBLICO-ALVO:
Educação Infantil de 4 a 5 anos
5. OBJETIVOS:
O projeto “Contação de Estórias” tem como objetivo principal despertar uma nova consciência que priorize o companheirismo, a compreensão, a tolerância e ensinar a criança a auto proteger-se sabendo prevenir-se em situações de risco.
Elas mudarão seus comportamentos e questionarão as atitudes de seus familiares, assim buscaremos formar uma nova pessoa no âmbito familiar, mais tolerante e compreensiva com os problemas do dia a dia .
6.EMBASAMENTO TEÓRICO:
Fazer com que a criança cresça com consciência, gerando mudança de comportamento e prevenindo acidentes. Trazendo situações reais formando cidadãos conscientes para o futuro de acordo com o manual de Educação de Trânsito – Manual de educação Infantil da Companhia de Engenharia de Trafego (C ET) e Centro de Treinamento e Educação de Transito (CETET) (refazer)
7.PERCURSO METODOLÓGICO:
Usaremos a linguagem construtivista na obtenção do conhecimento, mantendo uma relação de troca entre professores e alunos.
Assim os alunos construirão novos conceitos relacionando-os com suas vivências. Aplicarão o conhecimento no ambiente familiar tendo a capacidade de análise e julgamento diante de atitudes de pessoas próximas.
Através da roda de conversa provocaremos situações de analises e reflexões sobre valores e atitudes vivenciadas pelas crianças em seu cotidiano. As experiências relatadas pelas crianças servirão para trazer novos conhecimentos e novos conceitos.
Para os alunos vivenciarem situações corriqueiras relativas ao dia a dia em suas famílias será apresentado cartazes confeccionados pelas crianças através de desenhos com situações do dia a dia.
Atividades lúdicas como: brincadeiras com carrinhos, bonecas, caminhões e dança das cadeiras remetendo a tema familiar e exibição de filmes dentro da temática serão abordagens que usaremos no decorrer do projeto.
8.RECURSOS:
Materiais: para produção gráfica e textual: papel para impressão, papel -cartão,cartolina, lápis de cor, tinta guache, fotos do cotidiano do trânsito, cola , caixas de papelão, barbantes, durex colorido e transparente, jornais e revistas para pesquisa, cartazes prontos com imagens de crianças inseridas no contexto familiar.
...