Tecnologias da Informação na Educação Musical
Por: Jonathas753 • 20/5/2019 • Trabalho acadêmico • 1.002 Palavras (5 Páginas) • 191 Visualizações
Portfólio – Tecnologias da Informação na Educação Musical
Portfólio 1 apresentado para a disciplina Fundamentos da Educação.
Campina Grande, 06/05/2019
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA
Fundamentos da Educação – 1º Semestre 2019
Profa. Maria Cecilia de Oliveira Adao
ATIVIDADE DE PORTIFÓLIO
Considerando os conteúdos estudados até o momento, realize uma pesquisa e, com base nela, elabore um texto sobre como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) estão sendo utilizadas para o ensino da área na qual você está se formando. Nesta etapa, seu texto deverá conter até 3 laudas. Lembrando que, os alunos que não possuem Atividade de Prática nesta disciplina deverão realizar somente esta primeira etapa e postá-la no Portfólio.
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO MUSICAL
As TICs (Tecnologias de informação e comunicação) são consequências de um mundo em constante mudança e desenvolvimento, isso devido aos grande impactos que a 3ª revolução industrial causou, em meados do século XX, momento em que a eletrônica aparece como verdadeira modernização da indústria.
A partir daí, várias áreas se tornaram quase que obrigadas a se enquadrar no processo de automatização, sistematização e busca de informações, tentando trazer para si toda essa modernização que traria consigo excelentes ganhos nas gestões da informação de uma maneira geral, o que para todas as áreas, logo após se tornaria estratégia competitiva, vistos os avanços que a adaptação às estas tecnologias trariam.
Na educação, área específica de reflexão e estudo desta presente pesquisa, são notórios os inúmeros benefícios desta modernização vivenciada pelo mundo a partir da revolução da informação. O uso da informática na educação implica em novas formas de comunicar, de pensar, ensinar/aprender e, além de tudo, pode ser tida como agente propulsora no processo de aprendizagem de indivíduos carentes de técnicas ideais de ensino.
O grande fluxo de informação, imagens, vídeos, arquivos, documentos e outras ferramentas, associadas diretamente ao grande compartilhamento destas pela internet traz ao aluno e ao professor uma condição de sistematização e facilidade ao ensino e aprendizado muito muito grande. A inserção das TICs no cotidiano escolar anima o desenvolvimento do pensamento crítico criativo e a aprendizagem cooperativa, uma vez que torna possível a realização de atividades interativas. Porém, em paralelo aos benefícios trazidos, o nicho de utilizadores de tais informações, disponibilizadas através de diversos equipamentos como tablets e smartphones por exemplo, deve estar preparado para o suporte que deve haver para o bom desenvolvimento da utilização destes recursos em prol da educação, assim como diz Vieira (2011):
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA
Fundamentos da Educação – 1º Semestre 2019
Profa. Maria Cecilia de Oliveira Adao
[...] a implantação da informática como auxiliar do processo de construção do conhecimento implica mudanças na escola que vão além da formação do professor. É necessário que todos os segmentos da escola – alunos, professores, administradores e comunidades de pais – estejam preparados e suportem as mudanças educacionais necessárias para a formação de um novo profissional. Nesse sentido, a informática é um dos elementos que deverão fazer parte da mudança, porém essa mudança é mais profunda do que simplesmente montar laboratórios de computadores na escola e formar professores para utilização dos mesmos. (VIEIRA, 2011, p. 4).
Vemos então que as TIC’s não são a solução totalitárias para todas as carências e defasagens da educação num geral, mas são, sem sombra de dúvidas, responsáveis por uma alavancagem enorme do que diz respeito ao acesso à informação, aspecto indispensável a uma boa condição de ensino e, consequentemente de aprendizagem.
Ainda mais a fundo, adentrando continuadamente na área da educação, dessa vez, musical, temos uma avassaladora mudança na definição do “como aprender música”. O ensino presencial vai dividindo seus alunos com o ensino à distância,
...