A Cultura Digital e Tecnologias para Educação Musical
Por: Igor Belico • 7/10/2019 • Trabalho acadêmico • 915 Palavras (4 Páginas) • 636 Visualizações
Turma DGMUS1902BHOA0S
Alunos Grupo 5:
Alice Maria da Silva Rodrigues – RA 8099229
Igor Soares Brito – RA 8098693
Jéssica de Almeida Lopes – RA 8095415
Lucas Guilherme dos Santos- RA 8093505
Peterson Breno de Campos Oliveira - RA
Planejamento para a criação e uso WebQuest em aulas de música,
apoiada por um áudio (Audacity) e uma partitura (MuseScore)
Portfólio 1 apresentado para a disciplina Cultura Digital e Tecnologias para Educação Musical, sob orientação da professora tutora Susana Ester Kruger Dissenha.[pic 3]
[pic 4]
Panorama/Contextualização (elementos fictícios):
Dados escolares: Ensino básico da rede pública e particular, para alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Perfil dos alunos: Alunos com faixa etária entre 09 a 15 anos que já fazem aulas de música periodicamente em sua grade curricular, sob a coordenação de um professor.
Número de alunos da turma/classe: 30 alunos por turma, sendo aproximadamente
18 salas do 4º ano ao 9º ano das redes de ensino público e privado.
Local da(s) aula(s), infraestrutura e equipamentos: Laboratório de informática da instituição de ensino. Requisitos mínimos: Computadores com acesso a internet, equipados com microfone, caixas de som e contendo os softwares (Audacity e Musescore).
Estimativa de carga horária: 5 a 10 aulas com 50 minutos cada.
Planejamento da aula
O objetivo da WebQuest será facilitar o aprendizado do aluno por outros meios de comunicação, despertando também o lado autodidata do mesmo e tornando a experiência mais lúdica.
Primeiramente, o professor deve passar aos alunos um conteúdo introdutório de Elementos musicais (Melodia, Harmonia e Ritmo) mas prezando o elemento melódico que será o foco da aula. Em seguida, o professor irá apresentar para seus alunos as notas musicas naturais. Feito isso, eles farão juntos, uma pesquisa através do link (https://www.descomplicandoamusica.com/tom-semitom/) para conhecer e aprender mais sobre as distâncias dessas notas. Utilizando desse mesmo conteúdo, o professor deve introduzir a matéria de escala maior e concomitantemente aplicar a primeira dinâmica; escrever as notas no pentagrama utilizando o programa MuseScore. Depois da atividade, o professor irá orientar os alunos a reproduzirem inicialmente a escala escrita apertando a tecla “play”do MuseScore, e posteriormente, ele dará início a segunda dinâmica; tocar a escala escrita no intrumento (físico ou digital) e gravar o áudio no Audacity. Concluindo o processo, o professor disponibilizará os áudios gravados para os alunos apreciarem e fará uma amostra da aplicabilidade do conteúdo estudado, usando a música Asa Branca – Luiz Gonzaga como exemplo.
2.1. Tema - conteúdo musical a ser aprendido
Conhecer a estrutura da Escala Maior, com a finalidade de aprender a executar linhas melódicas utilizando a obra Asa Branca – Luiz Gonzaga como modelo. Ao final do estudo, será criada a partir do Musescore, uma partitura contendo a melodia da música citada acima e posteriormente produzir uma gravação usando a ferramenta Audacity.
2.2. Objetivos de aprendizagem dos alunos
∙ Identificar a esturtura que compôe uma escala maior;
∙ Desenvolver a habilidade de criar linhas melódicas;
∙ Despertar e potencializar no aluno novas competências para um bom trabalho em equipe ;
∙ Reconhecer as notas dessa escala no pentagrama.
∙ Conhecer as principais funções e ferramentas dos softwares MuseScore e Audacity;
∙ Executar a edição de partituras usando o Musescore;
∙ Executar a criação de aúdio usando o Audacity;
2.3. Estratégias (sequência das atividades)
No laboratório, os alunos formarão grupos de até 4 pessoas. Feito isso, o grupo terá que pesquisar sobre a estrutura da escala maior utilizando os recursos da WebQuest. Em seguida, usando a ferramenta MuseScore, eles deverão escrever, com base a estrutura, as notas da escala no pentagrama. Logo após, o grupo realizará a execução da escala no instrumento e gravar um áudio no programa Audacity. No final da aula, os alunos terão acesso as suas gravações e poderão compartilhar com os seus demais colegas de classe.
...