Telhas transparentes
Seminário: Telhas transparentes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: renadamiani • 27/2/2015 • Seminário • 723 Palavras (3 Páginas) • 273 Visualizações
Resenha
O artigo escolhido foi LUZ ACIMA DE TUDO- Telhas Transparentes, escrito por Simões Neto, encontrado nas páginas oitenta e seis, oitenta e sete, oitenta e oito, e, oitenta e nove da Revista periódica Arquitetura & Construção, Edição dezembro de 2012.
Logo nas primeiras linhas pode-se perceber a proposta dos autores deste artigo, que seria discutir uma solução simples e rápida para iluminação zenital em residências, apontando de uma forma breve, vantagens,desvantagens, manutenção, custo e propondo soluções utilizando telhas transparentes.
Todo Projeto que não teve soluções adequadas para obter uma boa iluminação, tem uma solução sustentável. A telha transparente. Segundo a arquiteta Ana Perlla " as telhas transparentes são eficientes transmissores da luz natural e oferecem resistência a temperaturas altas e baixas"citado na página 88. O engenheiro Eduardo Tavares Carneiro ainda aponta algumas desvantagens, como o alto custo das telhas transparentes e quando utilizadas em grandes áreas, o espaço tende a ficar mais quente do que um espaço que se utilizou telhas de concreto ou outro material. pois com a telha transparente há uma passagem direta do calor do sol. Ele ainda complementa " o ideal é aproveitar pontualmente os modelos translúcidos". citado na página 88.
Porém, as telhas transparentes oferecem vantagens, tais como: se aplicadas no sótão evita a proliferação de morcegos e fungos na estrutura de madeira do telhado, além das telhas de vidro e policarbonato é possível encontrar telhas de acrílico, pet reciclado e fibra de vidro.
Antes da instalação, um engenheiro ou arquiteto devem estimar a quantidade de pontos de iluminação necessários. O engenheiro Eduardo Lazzati ainda destaca que é necessário observar se as telhas transparentes encaixam nas existentes, se a inclinação mínima das telhas está de acordo com o telhado onde serão colocadas e ainda se a estrutura está estável.
Acredito que essa técnica seja mais utilizada em residências que na elaboração de seu projeto, não foram levados em consideração as técnicas de iluminação natural e em climas mais frios. Utilizando essa técnica após a execução do projeto, é necessário algumas alterações, tais como a própria substituição das telhas, abertura de um "poço" na laje da cobertura ( se existente), consultoria de um arquiteto ou engenheiro, vedação,ventilação, mão de obra especializada e acabamentos necessários para um melhor aproveitamento da luz.Sua limpeza é necessária quando sua transparência estiver prejudicada, utilizando um pano e água, evitando produtos corrosivos ou abrasivos em modelos como de acrílico, policarbonato e pet
Assim como as edificações com "pele de vidro", residências que utilizam esse tipo de telha em toda cobertura é melhor aproveitada em climas mais frios, assim utilizando o calor proveniente das radiações solares para a iluminação e aquecimento interno, utilizando assim adequadamente e sustentavelmente a iluminação natural, tornando a residência mais confortável. Se as telhas forem utilizadas em toda cobertura em um clima tropical como o do Brasil, será produzida uma espécie de estufa, criando assim, mais um problema em relação ao conforto na casa.
Os materiais que podem ser empregados nas telhas
...