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The Age of Rebelium

Por:   •  15/3/2021  •  Relatório de pesquisa  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  138 Visualizações

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Howard Goodall, BBC “Story of Music 5 (of 6) – The Age of Rebellion_sec.XX

Neste capítulo da série “Story of Music” da BBC Goodall aborda o período de 30 anos entre a morte de Wagner (1883) ao início da 1ª guerra mundial (1914).

Goodall identifica neste período como marcos: o nascimento do modernismo na música, o cruzamento cultural no novo mundo, o advento do registo áudio e da radio, o ragtime e o jazz.

O documentário desenrola-se visitando a França, a Alemanha, o Imperio Autro-Hungaro, a Rússia e a América. Goodall analisa estes países antes e depois da Exposição Universal em Paris, acontecimento que refere como um grande marco de fusão cultural. Nos seguintes quadros resume-se a sua abordagem elencando compositores, obras e anotações sobre referências ao longo do documentário.

Antes da Expo Universal em paris 1898

França

Alemanha

Imperio Austro-húngaro

Rússia

Compositores

Fauré, Debussy, Ravel, Satie, Frank, Widor

Richard Strauss

Mahler (judeu e pobre, folk, música honesta e verdadeira – o realismo)

Weber

Tchaikovsky

Moussorgsky (Vodka, Militar, Autodidata, Ideias inesperadas)

Glinka

Obras citadas

Pavane, Fauré

Assim falou Zaratustra Strauss

Morgen! Strauss (1894)

Salomé, Strauss (1905)

Canção da terra, Mahler

Canções sobre a morte das crianças, Mahler

Shymphony opus 21, Weber (1928)

Shymphony no.4, Tchaikovsky (1877)

O lago dos cisnes, O quebra nozes, A bela adormecida, Tchaikovsky

A coroação do Czar, Glinka

Boris Godenov, Moussorgsky

Anotações

Depois de Wagner, Goodall identifica dois caminhos: o pseudowagnerismo ou a simplicidade, na qual inclui a musica francesa

“A musica de Mahler é um portal para o séc.XX (…) a cultura que os migrantes deixaram para trás, encontrou um abraço generoso da sua música.”

Weber é referido como pupilo de Mahler, e destruidor do seu legado com as incursões no serialismo.

O canto ortodoxo é referido como influencia nas composições desta época.

 

Depois da Expo Universal em paris 1898

França

América

Rússia

Compositores

Debussy (o impacto do Gamelão, da cultura Indonésia)

Jean Filipe Souza

Jelly Roll Morton

Nicolai Rimsy-Korsakov

Igor Stravinsky (aluno de Korsakov)

Obras citadas

Voile, Debussy (1890)

Estampes, Pagodes, Debussy (1903)

Piece peace, Bill Evans

Mappleleaf, Jelly Roll Morton

Samuel Coldridge Taylor, African suite

The coo coo bird, Clarence Ashley

Swig Low, Sweet Chariot, Paul Robson

Go down Moses, espiritual

Scherezade, Korsakov (1888)

The Fire Bird, The Rite of Spring, Petrouchka, Stravinsky

Anotações

A ressonância e os harmónicos na música de Debussy como que um regresso à natureza. “O piano nunca soou tao exótico e rico como com Debussy.”

Debussy influencia posteriormente o Jazz.

A cultura chinesa e o seu contributo com a escala pentatónica: o cruzamento no trabalho

O ragtime, o Cakewalk, o Blues, o Jazz, Vaudeville,

Stravinsky usou escalas convencionais para ilustrar o humano e escalas exóticas, como a octatonica para ilustrar o fantástico. A polirritmia e a forma livre dos “nuggets” da tonalidade-colagens. Os bailados com Serge Diaguilev como forma ideal para a sua expressão artística.

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