Tipografia
Tese: Tipografia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: nfteixeira • 11/2/2014 • Tese • 857 Palavras (4 Páginas) • 744 Visualizações
Tipografia
A Impressão tipográfica é um tipo de impressão em relevo no qual a matriz é formada pelos elementos a serem impressos em relevo, e a tinta é passada sobre eles e marcada no papel, assemelhando-se a um carimbo.
A primeira prensa era na verdade um conjunto de tipos móveis, que poderiam ser reutilizados por muitas vezes. Após isso, Gutenberg fundiu tais peças com chumbo, o que as tornou mais precisas e duráveis. Esse invento tornou possível a impressão da bíblia.
Com o avanço na tecnologia tipográfica, surgiram maquinas capazes de imprimir linhas inteiras ao mesmo tempo, agilizando o processo de impressão. A tipografia teve grande importância, até que passou a ser deixada de lado após a invenção de novas formas de impressão.
Esse tipo de impressão tem conexão direto com os tipos tipográficos pois sua chapa é formada pelos mesmos em relevo, possibilitando a impressão. Antigamente os tipos eram esculpidos para que fosse possível a montagem na matriz e assim usados na impressão. Sua Matriz é formada pelos tipos unitários, montados da forma na qual se deseja a impressão, presos a uma chapa que os mantem na posição correta.
Por utilizar apenas tipos em suas matrizes, a tipografia não era capaz de reproduzir imagens. Assim, para que fosse possível a ilustração, usava-se o processo de Xilogravura.
Assim como nas matrizes tipográficas, na xilogravura também existe o processo relevográfico, no qual a ilustração é talhada numa placa de madeira. Uma fina camada de tinta é espalhada sobre o desenho que é pressionado contra o papel. Assim como todas as formas de impressão relevográfica, podemos compara-la novamente a um carimbo. Como em tal, a impressão sairá espelhada, dessa forma é preciso que o desenho ou escrita seja feito na matriz em direção oposta ao que se deseja no papel.
Matriz Xilográfica – Claudia Nen
Com o crescimento das mídias, foi necessária para a reprodução e impressão em massa a criação dos clichês, que são Placas de metal com o texto e imagem já gravados em relevo, permitindo que algo fosse reproduzido muitas vezes.
Atualmente, a impressão tipográfica ainda pode ser utilizada na impressão de notas fiscais e pequenos jornais sem imagens, porém, por se tratar de uma matriz de difícil manutenção, com baixa qualidade de impressão e onde cada um dos tipos tem um custo alto de produção, ela não é financeiramente viável.
Flexografia
Flexografia é uma forma de impressão em relevo na qual se usa um clichê de borracha ou fotopolímero. Antigamente, tinta à base d’agua ou solvente passava do clichê de borracha, que era feito manualmente, para a superfície a ser impressa, assemelhando-se a um carimbo. Hoje são usados os fotopolímeros produzidos por processos térmicos. Essa evolução permitiu que a flexografia se tornasse um processo muito mais preciso.
Por conta de sua flexibilidade, é indicada para impressão de diferentes superfícies e materiais, como filmes plásticos e papéis. Alguns exemplos de materiais impressos por flexografia são: etiquetas, embalagens, faixas promocionais, copos descartáveis, toalha de papel, papel para presente, sacolas e principalmente embalagens alimentícias.
Litografia
A Litografia é um processo de impressão planografico feito sobre pedra Calcária ou sobre uma placa de metal que se baseia na repulsão entre graxas e agua. Essa foi a primeira tecnologia de impressão que permitiu que um artista criasse imagens impressas que poderiam competir com uma pintura original, pois alcançava grande número de
...