Trabalho de História da Arte
Por: Marcelo_Paulini • 5/6/2022 • Trabalho acadêmico • 366 Palavras (2 Páginas) • 207 Visualizações
Trabalho de História da Arte IV
Marcelo Paulini
RGM: 1418220
Roteiro 1
[pic 1]
Umberto Boccioni, Dinamismo de um ciclista, 1913, linhas de força,
70 x 95 cm Coleção Peggy Guggenheim, Veneza.
Analisando a obra acima, Dinamismo de um ciclista, e, considerando o Manifesto Futurista de Filippo Tommaso Marinetti, segue minha análise crítica.
Acredito que na obra existe muita subjetividade contida em emoções e pensamentos do artista que viveu dias que marcantes para a história da humanidade.
O Manifesto de Marinetti inicia dizendo:
“Nós queremos cantar o amor ao perigo, o hábito da energia e do destemor.”
- O movimento, característica do Futurismo, como demonstrado na obra acima, nos transmite diversas sensações e, tal característica nos retrata os pensamentos e crenças da época.
“o amor ao perigo, o hábito da energia e do destemor”.
Como dito no Manifesto, fica simbolizado na obra, como algo muito subjetivo aos acontecimentos vividos naquele tempo pelos artistas, em um mundo onde aconteciam as causas que deram origem a primeira guerra mundial e, como tal, causaram muita dor e sofrimento a todo mundo.
É facilmente percebido na obra, com sensibilidade, o ímpeto do ciclista em sua ação, a garra, a bravura e temeridade, são muito presentes na pintura.
A agressividade, a ousadia, o arrojo e a velocidade... são marcas do estilo na pintura Futurista, constituída em planos, cujos estilos de pinceladas demonstram na pintura acima.
Mensagens de patriotismo, expressas no Manifesto de Marinetti, são características da pintura futurista, pois tais pinturas aconteceram em uma época muito tensa, beirando a primeira guerra mundial. Eu acredito, que o estilo do artista na pintura, arrojado e dinâmico representam esses dramas.
A agressividade, dita no manifesto, se refere ao sentimento da época e na pintura, a textura, as pinceladas, o dinamismo e a poética do artista deixam nítidos essa agressividade.
Finalizando, a poética do artista na pintura expressa muitas das razões e sentimentos vividos pelos homens, com um estilo agressivo representado em planos, o artista simboliza o orgulho da masculinidade, expondo o homem como superior a mulher, pois acredito que na pintura, o ciclista seja um homem, devido tamanha velocidade, agressividade e ousadia representada pelas pinceladas, e não uma mulher por ela ser mais frágil que um homem, do contrário, acredito que haveriam tonalidades de cores mais suaves.
...