Trabalho de Humanidades e Ciências Socias
Por: m.raphael • 27/6/2016 • Resenha • 1.160 Palavras (5 Páginas) • 316 Visualizações
Trabalho de Humanidades e Ciências Socias
Filme : Germinal
Aluno : Raphael Machado 4595964
Universidade de São Paulo
Escola de Engenharia de São Carlos
Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Humanidades e Ciências Sociais
Professor : Miguel
Aluno : Raphael Machado 4595964
Ficha Cinéfila
Nome do Filme : Germinal
Nome do Diretor : Claude Berri
Resumo do Enredo :
Os principais atores são :
Étienne Lantier, maquinista do sul da França e aparentando 28 anos em sua peregrinação, passa por uma região mineira e pela mina carbonífera, chamada Voreux, em funcionamento e tem um pequeno diálogo com um senhor que por ter já prestado muitos anos de serviço na mina; ele vem pedir um emprego e é avisado por este não haver algum ali. Logo então constata-se que uma funcionária doente havia pelo seu trabalho falecido, que portanto cederia no mesmo instante vaga ao viajante, este imediatamente inicia seu trabalho e desce à sua galeria juntamente com a filha de Maheu, Catherine, que gentilmente reparte com Etienne seu almoço e lhe mostra as rachaduras da rocha por onde há vazamentos de gás. Ainda no seu início de trabalho, escuta ele rumores de greve, haja vista a exploração financeira sobre os mineiros, que reclamam receber pouco por vagão de carvão e escoramento das galerias.
Após seu primeiro dia de trabalho vai ele juntamente com um colega seu à uma taberna, onde este lhe consegue pensionato a fiado por uns quinze dias até que tendo Catherine saído de casa para morar com Chaval, outro mineiro muito abalado emocionalmente, Étienne é convidado a se deslocar para a casa de Maheu, pois se tornaram grandes amigos e aparecera, com a retirada de sua filha, uma ‘vaga’ em sua humilde residência, cedida, aliás, à família pela própria indústria mineira. Neste meio tempo aparece uma cena em que a esposa de Maheu com dois de seus filhos vai a uma mansão burguesa pedir por auxílio, ocasião na qual uma das filhas casa em um gesto de grande compaixão doa a eles um pedaço de pão e agasalhos.
Aliado às notícias de uma Associação Internacional dos Trabalhadores, o grande descontentamento por parte dos funcionários faz surgir um fundo monetário, algo idealizado por Étienne, com o qual os funcionários deveriam contribuir com certa quantia de seu escasso salário para que pudessem garantir durante uma breve e possível greve algum sustento.
Ocorre na mina um não muito grave desmoronamento numa das galerias por maus escoramentos, que implicaria no dia de pagamento em multas para os mineiros, pois seu dono muito temia um possível acidente na mesma que o obrigaria a desembolsar grande quantia monetária. Este foi o estopim da revolta, que ocasionou o início da greve. Houve tentativas de acordo entre os mineiros, liderados por Étienne e Maheu, com a família burguesa detentora da mina, mas que não agradariam aos funcionários.
Mais descontentes, e decididos a levar a greve até as últimas conseqüências, chegaram a obrigar a total paralisação total das minas da região, que culminou na destruição quase que total de Voreux e grandes conflitos com aqueles que não desejavam aderir à greve. Chaval, um dos líderes de revolta, deixou ser levado pela subordinação de um patrão, que lhe prometera um alto posto em sua mina se desistisse da revolta e incentivasse a não adesão à mesma.
Mostra ainda durante todo o filme, cenas do cotidiano burguês, com suas luxurias e traições entre a família em contraposição à miséria vivida pelos trabalhadores..
Toda a revolta e destruição chamou a atenção da guarda nacional que não tardou em comparecer ao local e assim reprimir a revolta. Ainda durante o ‘quebra-quebra’ numa cena dramática, os revoltosos se rebelam contra o padeiro da vila que tinha por costume, para as freguesas que não podiam pagar, de vender seus alimentos a custa de exploração sexual dessas.
Um desconhecido homem num bar, fazendo um discurso filosófico, chama ainda aos revoltosos de hipócritas, pois os revoltosos não eram contra a burguesia repressora, como diziam, mas somente esperavam por uma chance em se tornarem burgueses também.
Étienne passa a viver escondido, pois é procurado pela guarda, enquanto que a mina é restaurada e mineiros belgas são ‘importados’ para suprirem a greve. Maheu pede uma filha, pela falta de suprimentos e médico. O movimento começa a perder forças, o fundo monetário a tempos se esgotara. Étienne é confrontado com a traição de Chaval, que passará a lideras um dos grupos belgas no retorno ao trabalho.
Ainda numa última tentativa, os adeptos ao movimento grevistas tentam impedir o inicio do trabalho e sua substituição por estrangeiros, são confrontados com a guarda que acaba por eliminar algum revoltosos, dentre eles, Maheu que recebe uma bala no peito.
...