Utilização de matrizes e corredores ambientais na estruturação de tecido urbano
Tese: Utilização de matrizes e corredores ambientais na estruturação de tecido urbano. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: raphaats • 17/5/2014 • Tese • 707 Palavras (3 Páginas) • 323 Visualizações
1- Explique qual a utilidade das matrizes e corredores ecológicos na estruturação do tecido urbano para que uma cidade seja sustentável.
Matrizes são pequenas áreas de vegetação próxima a áreas de fragmentação das matas ou até mesmo no meio de centros urbanos, é importante para a sobrevivência de espécies vegetais e animais que dependem dessa área para viver. Corredor ecológico é importante para ligar áreas de vegetação, por cima de estradas, pelas áreas de agricultura, desmatamento, isso garante a sobrevivência de espécies que muitas vezes tem que se deslocar para outros lugares e acabam se arriscando.
2- Explique qual a importância em se começar o planejamento das cidades a partir da compreensão das bacias hidrográficas, preservação dos topos de morros e fundos de vales, mostrando como se deve ser a ocupação deles.
É importante compreender a estrutura do lugar antes de se criar uma cidade para que não haja ocupação de áreas de risco nem de preservação, se houver a ocupação de morros a probabilidade de desmoronamento é maior, próximo a nascentes de rios e mares pode causar a poluição dos mesmos e até alagamento das casas próximas.
3- Explique porque o modelo radial concêntrico de planejamento das cidades é prejudicial ao meio ambiente. Mostre em esquema como seria necessário estruturar a mobilidade e o tecido urbano de forma ambientalmente melhor (cidades compactas em rede).
O modelo atual é prejudicial pois tudo se concentra em uma região, empregos, centros comerciais e com isso próximo as essas áreas vão surgindo os bairros de luxo, com imóveis caros, só podendo ocupar estas regiões as pessoas ricas e as que não tem as mesmas condições tem que comprar suas casas longe desses lugares e se deslocar até eles todos os dias para poder trabalhar, dependendo dos transportes públicos que são precários, ou então ir de carro que acaba se tornando um trajeto cansativo e demorado devido ao trânsito, quanto mais tiver esta centralização mais terá poluição nessas áreas e menos o respeito com o meio ambiente. O mapa do metrô e da CPTM é um exemplo disso, antigamente era muito centralizado e futuramente estão com projetos que acabam totalmente com essa centralização.
4- Explique a relação economia – sociedade – ambiente na politica urbana mundial, que norteia (ou deveria nortear) o desenvolvimento das cidades de acordo com o que se afirmou na Rio +20 (modelo de donut) como são entendidos nesse modelo os indicadores sociais e ambientais.
Na Rio +20 foi discutido a renovação do compromisso com o desenvolvimento sustentável, chefes de diversas nações participaram e propuseram mudanças do uso dos recursos naturais por todo o planeta, outros aspectos também foram discutidos, como a falta de moradia para as pessoas, para mostrar como gostariam que fosse o mundo fizeram o modelo do donut. Mostrando prioridades. Neste diagrama mostra os limites ambientais que devem ser preservados e respeitados para que não haja futuros problemas que já começaram a aparecer, como a mudança climática,
...