A Ética e Sociedade no mundo globalizado e Ética em Saúde
Por: Sabrina Pereira • 28/3/2019 • Trabalho acadêmico • 518 Palavras (3 Páginas) • 305 Visualizações
VIDEO – DICA DO PROFESSOR - 3 - Ética e Sociedade no mundo globalizado e Ética em Saúde
Principais pontos que guiam a ética em saúde, você estudará o princípio de respeito à autonomia do paciente que se aplica na prática com o uso do consentimento esclarecido. A autonomia é um direito de todas as pessoas tomarem suas próprias decisões, quando elas dizem a respeito de sua própria vida. Esse direito deve ser respeitado pelos demais indivíduos ao seu redor, de forma a afirmar o valor moral e dignidade de todas as pessoas.
Na área da saúde entretanto, deve haver um balanço entre o princípio de respeito à autonomia do paciente e o princípio de beneficência e não maleficência. Assim esse respeito à autonomia não significa que o paciente tem o direito de exigir um procedimento inadequado por exemplo.
Dessa forma, o profissional da saúde e o paciente devem chegar a um bom senso unindo as recomendações profissionais ás preferências do paciente. Esse bom senso nada mais é do que o consentimento esclarecido, que é a manifestação do princípio de respeito à autonomia. Termo utilizando quando algum procedimento pode afetar a integridade do paciente. Tornando-se um ato de decisão voluntária.
Importante ressaltar que, para que o termo seja válido, o paciente de ser mental e legalmente capaz de tomar decisões. E deve está bem informado dos riscos e benefícios do procedimento que ele vai realizar. Ainda, é importante ressaltar que o termo deve ser recolhido antes da realização do procedimento. Assim o termo de consentimento esclarecida da o paciente o poder de aceitar ou negar o procedimento diante das informações sobre os riscos envolvidos. Esse termo é de importância fundamental em casos de procedimentos, diagnósticos ou terapêuticos que apresentem riscos ao paciente. E requer a participação mútua do profissional e paciente em diálogo que prese pelo respeito em ambas as partes.
O consentimento deve ser livre, voluntário e consciente. E além disso é importante que a informação sobre o procedimento seja compreendida pelo paciente de forma que seja obrigatório as informações presentes no termo sejam adaptadas as condições sociais, psicológicas e culturais do paciente. As informações que obrigatoriamente devem ser transmitidas ao paciente são a natureza do procedimento, o obtjetivo do diagnóstico ou terapêutico, ou seja, para que está de realizando tal procedimento se existem alerntivas ao método que será realizado, o balanço dos benefícios e riscos da realização do procedimento e se o procedimento é uma prática comum ou de caráter experimental. Também é direito do paciente a revogação do termo por decisão voluntária, consciente, livre e esclarecida. Por fim, é importante salientar que algumas vezes, a autonomia do paciente pode vim a confrontar com a do profissional, de modo que este pode por razões éticas, se opor a realizar algum procedimento. Assim para um atendimento ético na prática clínica, quando você se deparar com questões éticas deve se lembrar do equilíbrio entre à autonomia do paciente e os princípios de beneficência e não maleficência. Para desenvolver uma prática clínica humanista, sendo de fundamental importância o diálogo e a compreensão, aspectos que beneficiam tanto o paciente como o profissional.
...