A Assunção de Galinhas
Por: Fellipe26 • 3/10/2019 • Ensaio • 1.092 Palavras (5 Páginas) • 261 Visualizações
[pic 1]
Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Ituiutaba
Curso Técnico Integrado em Química
Unidade Curricular: Química Experimental
Prof.: Max de Oliveira Rocha
Medidas de volumes
Andressa Stephany
Fellipe de Moura
Matheus Prado
Stella Souza
Yasmin Duarte
29/03/2019
Ituiutaba, MG
[pic 2]
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 2
2. OBJETIVO 5
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 6
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES 7
5. CONCLUSÃO 8
6. BIBLIOGRAFIA 9
- INTRODUÇÃO
Medir volumes de líquidos faz parte da rotina de qualquer laboratório químico. As medidas de volumes podem ser efetuadas para serem usadas em análises qualitativas (não requer muita exatidão) ou em análise quantitativa (requer exatidão).
Sempre que uma medida é efetuada, deve-se levar em consideração o erro a ela inerente. O erro de uma medida pode ter origem em diversas fontes como o aparelho utilizado, o objeto, o operador etc. Em uma medida exata, os valores encontrados estão muito próximos do valor verdadeiro. A precisão refere-se a quão próximas diversas determinações de uma medida estão entre si. Medidas podem ser precisas sem serem exatas, devido a algum erro sistemático. O ideal é que as medidas sejam precisas e exatas. A precisão de uma medida pode ser melhorada aumentando-se o número de determinação de uma medida e fazendo-se o valor médio das mesmas. A medida do volume de líquidos é feita em aparelhos graduados ou volumétricos e são utilizados dependendo da necessidade de maior ou menor precisão.
.
[pic 3]
Figura 1: Vidrarias Volumétricas [1].
Na medida de volume de um líquido, compara-se seu nível com os traços marcados do aparelho. Lê-se assim o nível do líquido, baseando-se no menisco que é a superfície curva do líquido, podendo este ser côncavo ou convexo. [1]
[pic 4]
Figura 2: Modo correto de leitura do menisco.
- OBJETIVO
Conhecer equipamentos e técnicos de medidas de volume em laboratório.
- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
3.1 - Para a experiência utilizamos os seguintes materiais:
- Pisseta com água destilada.
- Proveta de 100ml com escala.
- Erlenmeyer 125ml com escala.
- Bureta de 50mL.
- Béqueres de 150ml e 50ml.
- Pipetas graduadas.
- Pipeta Volumétrica de 25ml.
- Suporte Universal
- Garras
- tubos de ensaio.
3.2 - Procedimento:
- Utilizando uma proveta de 100ml, mediu-se 50ml de água que foram transferidos para um erlenmeyer de 125ml, e para um béquer de 150ml. Verificamos as diferenças entre as vidrarias considerando a proveta o mais preciso.
- Utilizando uma pipeta volumétrica, 25ml de água 25ml foram pipetados e transferido para uma proveta de 100ml e para um béquer de de 50ml. Verificamos as diferenças.
- Foram pipetados 5ml de água destilada do béquer de 150ml e transferidos para diferentes tubos de ensaio, volumes de 5ml, 1ml, 2,8ml e 4ml de água.
- Enchemos uma bureta com água destilada até zerá-la, transferimos volumes de 2,0 ml, 7,5 ml e 15 ml para um erlenmeyer de 125ml.
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
Ao medir 50ml de água destilada em uma proveta de 100ml e transferir para um erlenmeyer de 125ml e para um béquer de 150ml, observamos que há uma variação na escala, sendo a proveta de 50ml mais precisa que o erlenmeyer e o béquer.
...