A Ciência e a tecnologia são parte essencial do mundo atual
Por: franklinnapaz • 15/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.883 Palavras (8 Páginas) • 243 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Atividade de avaliação a distância (AD) |
Disciplina: Ciência e Pesquisa
Curso: Ciências Contábeis
Professor: Gilson Rocha Reynaldo
Nome do aluno:
Data: 18/09/2012
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
- FÓRUM DE DISCUSSÃO
A ciência e a tecnologia são parte essencial do mundo atual. O cotidiano de todos os cidadãos está permeado pela ciência e pela tecnologia. Viver plenamente na realidade atual é estar alfabetizado cientificamente. Assumir-se como cidadão no novo milênio exige o domínio dos conhecimentos e dos processos da ciência e da tecnologia. Mas o que seria da Tecnologia sem a Ciência ou como seria a Ciência sem poder aplicar suas descobertas em nosso dia a dia? A partir do exposto, e dos estudos realizados nesta disciplina, responda: qual a relação existente entre a ciência e a tecnologia? A Ciência e a tecnologia têm contribuído para o desenvolvimento e o bem estar da humanidade?
Esta questão deve ser realizada no Fórum, desta forma iremos possibilitar a troca, a interação e a colaboração entre todos os alunos.
Orientações para a participação:
Participação 1) Faça ao menos um (01) comentário geral sobre o tema do fórum de forma fundamentada (busque autores para auxiliá-lo em suas reflexões). Cite as fontes de pesquisa, bem como as referências no final. (10 a 15 linhas). (1,5 pontos)
Participação 2) Faça um (01) comentário a partir de um comentário de um colega. Argumente ou contra-argumente as reflexões. (10 a 15 linhas). (1,5 pontos)
OBS.: Esta questão deve ser respondida exclusivamente no fórum de discussão. Sua pontuação será somada ao restante das questões abaixo. A avaliação do professor desta questão ocorrerá na ferramenta AVALIAÇÃO. As demais questões abaixo, devem ser respondidas neste arquivo e encaminhadas via ferramenta AVALIAÇÃO.
2) Para o desenvolvimento desta questão, realize a leitura do texto “O amor é uma falácia”, disponível no site (http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/amorfalacia.htm). São várias as possibilidades de leitura do texto “O amor é uma falácia”, evidentemente que aqui vamos perseguir o foco do conhecimento e da ciência, conteúdos das duas primeiras unidades do material didático. Nesta perspectiva, sugerimos que você leia o texto com atenção e numa sequência única, do início ao final.
a) O conhecimento pode ser entendido como o ato, o processo pelo qual o sujeito se coloca no mundo e com ele estabelece uma ligação (Aranha e Martins, 1999). Considerando os indicativos do texto “O amor é uma falácia” elabore um conceito de conhecimento e destaque (sublinhe, negrite, marque...) no seu texto pelo menos 5 elementos retirados do texto. (1,0 ponto).
R: Conhecimento é um conjunto de informações armazenadas na mente através da aprendizagem por intermédio de experiências vividas no mundo, seja a partir de outras pessoas ou não. Esta ciência é obtida com observações nas quais utilizando a razão e a lógica, o indivíduo passa a ter argumento sobre determinadas coisas e chega a uma conclusão, seja ela contraditória ou não, e deixa um pouco a ignorância sobre alguns assuntos de lado.
b) No material didático, são abordados os diferentes tipos de conhecimentos. Extraia do texto uma frase correspondente a cada um dos cinco tipos de conhecimento. (1,0 ponto)
Conhecimento popular: “ O exercício é bom, portanto todos devem se exercitar”.
Conhecimento religioso: “Se Deus pode fazer tudo, pode fazer uma pedra tão pesada que ele mesmo não conseguirá levantar”?
Conhecimento artístico: “Descobri uma fresta de luz. E a fresta foi se alargando até que o sol jorrou para dentro do túnel, clareando tudo”.
Conhecimento filosófico: “Se quisermos pensar corretamente, é preciso antes saber identificar as falácias mais comuns da lógica”.
Conhecimento científico: “Quando as premissas de um argumento se contradizem, não pode haver argumento”.
c) Identifique no texto os tipos de falácias mais comuns da lógica do pensamento e apresente um conceito para cada tipo. (1,0 ponto)
Dictor Simpliciter: é argumentar baseando-se na generalização não qualificada de algo completamente.
Generalização apressada: é tirar uma conclusão rápida e precipitada sobre algo baseando-se em apenas nas primeiras premissas de dados ou fatos.
Post hoc: é relacionar uma coisa com a outra como causa direta de um fenômeno sem realmente ter relação direta.
Ad misericordiam: é tentar despertar no receptor, a partir de sua situação, a compaixão para conseguir algo.
Envenenar o poço: parte-se de um comentário, o qual persuade as pessoas a pensarem negativamente sobre determinada coisa ou alguém.
Hipótese contrária ao fato: é quando se tira uma conclusão de defesa a partir de uma hipótese que não é verdadeira
d) No material didático, estão contempladas as características da ciência. Identifique no texto cinco passagens que tenham correspondência com cinco características da ciência e transcreva-as com as respectivas identificações. (1,0 ponto)
...