A Contabilidade de Custo
Por: Isabella Gomes • 31/3/2019 • Abstract • 290 Palavras (2 Páginas) • 102 Visualizações
Capítulo 5 – Valorização dos Estoques de Acordo com Normas Contábeis.
O CPC 16 – Estoques, estabelece o tratamento contábil para os estoques.
Estoques estão definidos como bens e produtos, acabados ou em processo, que sejam destinados à venda, são reconhecidos no memento em que a entidade assume seus riscos e benefícios. Existem algumas exceções a aplicação dessa norma, sendo elas abordadas em outros pronunciamentos, como produtos agrícolas, florestais e minerais.
A mensuração é feita pelo menor valor entre custo e o valor realizável líquido, que é o preço estimado de venda, deduzidos os custos e outros gastos. Junto ao custo de aquisição deve ser incluído impostos sobre vendas que não sejam recuperáveis e custos financeiros embutidos em compras a prazo. Os custos de transformação incluem os custos diretamente ligados a produção e os indiretos, fixos e variáveis envolvidos na transformação dos materiais.
Em caso de produção conjunta em que não é possível uma separação exata dos custos, eles devem ser distribuídos de forma racional e consistente, definido pela empresa.
Para a valoração dos estoques, geralmente é utilizado o método PEPS ou custo médio ponderado. No primeiro se pressupõe que os primeiros itens a entrar o estoque sejam os primeiros a sair, já o segundo se baseia em uma média ponderada de itens semelhantes em determinadas circunstancias. O estoque não deve ser escriturado por um valor maior do que se espera que seja efetivamente realizável, portanto deve ser reduzido para o seu valor realizável líquido e pode ser eventualmente revertido caso a situação mude novamente.
...