A Introdução EAD
Por: Junior Torres • 20/3/2022 • Abstract • 396 Palavras (2 Páginas) • 80 Visualizações
É notório que as ferramentas de aprendizagem vêm se desenvolvendo e evoluindo cada vez mais, dentro de um contexto de necessidade de uma maior capacitação e aprimoramento profissional no menor tempo possível. Dessa forma, vemos que essas vêm ganhando mais espaço no cotidiano das pessoas, ainda mais no plano educacional, com ensinos virtuais e à distância.
Tais modelos têm se tornado um dos mais populares meios de acesso à educação atualmente, em razão das novas ferramentas virtuais que facilitam a sua realização, numa proposta de democratizar o acesso à educação.
Especificamente na seara da educação e da aprendizagem é onde podemos observar um maior impacto social dessas ferramentas, face ao tamanho dos entraves do sistema tradicional de ensino, com sua rigidez estrutural. O aluno, nesse caso, precisa dispor de tempo, presença física e recursos financeiros para suprir tal demanda, em meio a um contexto de transporte público caótico e adaptando horário e condições de trabalho para que consiga conciliar tudo.
Assim, são criados mecanismos de alternativas psicológicas de aprendizagem, como a modalidade de mobile learning, uma ferramenta de aprendizagem virtual e móvel, que traduz todas as demandas desse setor considerando as limitações dos aparelhos eletrônicos, como smartphones e tablets, que são os principais aparelhos eletrônicos de acesso à internet da atualidade.
Além disso, temos que tais ferramentas virtuais se associam com as novas tecnologias móveis a fim de proporcionar um maior fluxo de comunicação e interação tanto entre professor e aluno, quanto entre as plataformas de estudo diferentes, como Youtube, sites de pesquisas, livros digitais, vídeo-aulas objetivas e curtas que abrangem o conteúdo necessário e aplicativos criados para dispositivos móveis dedicados à educação, com diversificação de assunto/matéria, com profundidades diferentes e complementos em outros aplicativos, em uma forma de aprendizagem contínua.
Esse sistema é mais amplo que o próprio ensino a distância, visto que amplia as possibilidades de aprendizagem em qualquer lugar e horário, não necessitando de um computador e um local adequado. Isso otimiza o tempo da pessoa que consegue utilizar tal instrumento em seu horário de deslocamento de um compromisso para outro, como trabalho e casa, ou horário de almoço.
Cabe salientar, por último, que essas ferramentas virtuais e o ensino a distância tornaram o prosseguimento do estudo em meio a um cenário de pandemia e isolamento social de alguma forma viável, o que tem sido de grande importância para o crescimento profissional e de formação para muitos indivíduos.
...