A Noção de Cultura nas Ciências Sociais
Por: Vanessa Batista • 3/11/2016 • Seminário • 942 Palavras (4 Páginas) • 501 Visualizações
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UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS XIII
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
ALEXSANDRO
DANIELLE
EDNA
ELIAS
ROBSON
VANESSA
A noção de Cultura nas ciências sociais ( o triunfo do conceito de cultura)
Denys Cuche
Trabalho solicitado pela professora Mara Rabelo, para avaliação parcial da disciplina de Antropologia Cultural história 1º Semestre 2016.1-Universidade do Estado da Bahia – UNEB - Departamento de Educação – Campus XIII
Itaberaba-Ba
2016
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Capítulo 3
O Triunfo do conceito de Cultura
As razões do sucesso
•Os Estados Unidos sempre se consideraram um país de imigrantes de diferentes origens culturais. Nos Estados Unidos a imigração funda e precede então a nação que se reconhece pluriétnica.
•A antropologia Americana será frequentemente qualificada de “culturalista”
Os culturalismos em três grandes correntes:
•O Primeiro o herdeiro direto do ensinamento de Boas e encara a cultura sob um ângulo da história cultural;
•O segundo se dedica a elucidaras relações entre cultura(coletiva) e personalidade(individual);
•O terceiro considera a cultura como um sistema de comunicações entre os indivíduos.
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A herança de Boas : a história cultural
•A pesquisa sobre a dimensão histórica dos fenômenos culturais feita por Boas, abriu caminho para seus sucessores entre eles especialmente Alfred Kroeber e Clark Wissler.
•Eles definiram os conceitos como:
•“Área cultural” - caso em que aparece uma grande convergência de traços semelhantes em um dado espaço.
•“Traço cultural” - é o menor componente representativo de uma cultura( ex um coca indígena)
•“Difusão”- resultado dos contatos entres diferentes culturas e circulação dos traços culturais.
•“Modelo cultural”- conjunto estruturado dos mecanismos pelos quais uma cultura se adapta a seu meio ambiente . Esta noção será aprofundada em cultura e personalidade.
Molinowski e a análise funcionalista da cultura
•Defendendo a observação direta das culturas em seu estado presente (perspectiva sincrônica), já que toda cultura constitui um todo coerente, que sofre mudança essencialmente por meio de contatos exteriores.
Conceitos:
•Teoria das “necessidades”- Explica o caráter funcional das diferentes culturas.
•“Instituições”- designa soluções coletivas ás necessidades individuais. É o objeto básico dos estudos antropológicos, pois todo traço está relacionado a uma instituição, as relações ligadas ao sistema cultural no qual estão interligadas ;
•“observação participante”- método etnográfico que é o único modo de conhecimento em profundidade da alteridade cultural que poderia escapar ao etnocentrismo.
•A cultura deve ser analisada com a observação direta “em campo”, não pode ser analisada a distância, nem mesmo só exterior.
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A escola “cultura e personalidade”
•Os pesquisadores desta escola colocam a personalidade como questão fundamental. Se perguntam por quais mecanismos de transformação, indivíduos de natureza idêntica a principio, acabam adquirindo diferentes tipos de personalidades, característicos de grupos particulares. Sua hipótese fundamental é que à pluralidade das culturas deve corresponder uma pluralidade de tipos de personalidade.
Ruth Benedict e os “tipos culturais”:
•“Arco cultural”- Uma Hipótese dessa existência que incluirá todas as possibilidades culturais. As diferentes culturas aparecem então definidas por um certo “tipo” ou estilo.
•Pattern- é um conceito encontrado na obra de Boas e Edward Sapir(1884-1939), para Benedict pattern é característico de cada cultura, ou seja cada cultura tem o seu pattern, termo que implica uma ideia de uma totalidade homogênea e coerente.
•“Configuração cultural”- estudo adotado para entender a lógica interna. Benedict ilustra seu método estudando de modo comparativo dois modelos culturais constratados. “ Tipo apolínico e Tipo dionisíaco”
Margaret Maed e transmissão cultural
• Pesquisas em direção a maneira como o indivíduo recebe a cultura e as consequências que isto provoca na formação de sua personalidade. O centro de suas pesquisas é o processo de transmissão cultural e de socialização da personalidade. .
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