A Sócio antropologia
Por: Beatriz Cardoso • 24/4/2017 • Trabalho acadêmico • 262 Palavras (2 Páginas) • 767 Visualizações
Sociologia, palavra que significa o estuda da sociedade e seu decorrente comportamento diante a tal situação, existem teoria explicam a “ciência da sociedade” como dizia Auguste Comte, percussor da sociologia em questão.
Entretanto quando o assunto é “país da sociologia” seguimos uma linha cronologia de grandes nomes na sociologia: Émilie Durkheim, Max Webber e Karl Marx, onde considero ideias com o mesmo ideal de alcançar o estudo da sociedade, ambos viviam em contento de revolução industrial, contudo pensavam em um melhor equilíbrio e harmonia social.
Émilie Durkheim, sociólogo francês que acreditava no conceito onde se devia estudar o fatos sociais, que além de estudar o individual teria que generalizar o fato, tendo três fatores: exterioridade, os fatos sociais existem independentemente de nossas vontades individuais; coertividade, mostrar as diferenças grupais existentes e respeita-las; generalidades atingem a todos sem exceções.
Max Weber, sociólogo alemão que diferente de Durkheim acreditava que teria que abrir visão ao individual, busca dos sentidos e ação social, onde as três características são: compreensão, motivos e consequências. Podendo ocorrer por duas vertentes: objeto (racional) e subjetivo (irracional - sentimental). Acreditava no método compreensivo devendo então considerar os três tipos de dominação e coesão.
Karl Marx, sociólogo judeu que viveu na Alemanha, tem vista de um campo de voltado mais para classe social e sua atenção vigiava o proletariado que ate então o mesmo acreditavam ser a classe mais forte por numero e quantidade, os mesmo poderiam se unidos, se revolucionar contra as péssimas condições, exploração da mão de obra, na revolução industrial. Em vistas de derrubar o capitalismo por forma de revolução do proletariado.
...