A Sociologia: Como Pensar
Por: Andreza Rodrigues Costa • 11/4/2023 • Artigo • 600 Palavras (3 Páginas) • 58 Visualizações
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA[pic 1]
INSTITUTO DE FÍSICA
DISCIPLINA: FÍSICA EXPERIMENTAL 3
TURMA: 05
1º SEMESTRE DE 2022
ESTUDO DIRIGIDO 2 – Corrente Alternada
Andreza Rodrigues Costa– 18/0074474
Como Funciona um Osciloscópio?
Osciloscópio é um aparelho que analisa, de maneira temporária, um sinal elétrico a partir da voltagem e do período. Quando observado um Osciloscópio analógico, o sinal gerado tem sua direção determinada pela Voltagem utilizada nas placas de varredura, sendo na horizontal (eixo X) ou na vertical (eixo Y). Já no Osciloscópio digital, temos que a tensão aplicada é transformada em um meio digital, que é armazenada em uma memória interna e lida por um microprocessador, que mostra o sinal na tela.
Dentro do Oscilloscope, software que é responsável por captar e mostrar ondas sonoras da placa de som de um computador assim como um osciloscópio tradicional, podemos encontrar diversas funções e botões diferentes, dentre elas temos:
- CH1 e CH2: Responsáveis pelos canais em que cada sinal gerado pela placa de som ou pelo gerador artificial do programa, serão realocados. O Canal 1 (CH1) é representado pela cor verde no osciloscópio, já o Canal 2 (CH2) pela cor vermelha.
- Amplitude: Esse botão é responsável pela variação da amplitude da onda captada.
- Time: Regula o período de análise da onda, podendo ser variado de acordo com a escolha do usuário.
- Sync: Faz a sincronia entre o sinal do CH1 e o sinal do CH2
- Trigger: É a quantidade de vezes por segundo que o sinal está sendo lido pelo software, esse fator pode ser ajustado pelo usuário. As suas opções permitem a seleção do canal, a manutenção da onda em certo momento, entre outros.
- Channel Mode: Permite que interferências entre as ondas dos canais 1 e 2 sejam mostradas e mensuradas. Fatores como CH1-CH2, CH1xCH2 e CH1+CH2, são possíveis graças a esse comando.
- Measure: Mostra informações que podem ser necessárias para entendimento da onda, como o tempo e a frequência.
Gerador de Sinais
Ainde dentro do Oscilloscope, temos a aba de gerador de sinais. Nessa aba, podemos gerar sinais pelo próprio software, definindo a amplitude e a frequência desejadas, além de também definir o tipo de onda que será gerada.
No software, são dadas diversas opções de ondas que podem ser geradas, como a onda senoidal, a triangular, a quadrada, por fórmula, como outras (Sawtooth, White noise, Pink noise).
A função ‘’sweep’’ é responsável por fazer um aumento da frequência, de 0Hz até a frequência desejada em um intervalo de tempo.
A função ‘’send to scope’’ é responsável pelo envio da onda para o osciloscópio digital do programa.
[pic 2]
Exemplo de onda triangular gerada pelo software.
Construção de Sinais de Frequência
Dois sinais de frequências iguais, mas com defasagens de 0, 90 e 180
[pic 3]
Defasagem 0
[pic 4]
Defasagem 90
[pic 5]
Defasagem 180
Figura de Lissajous
Considerando duas ondas senoidais de mesma frequência, com amplitudes diferentes e com defasagem de 30º, temos a figura circular de Lissajous.
...