Antropologia
Por: Gilda Buscacio • 2/7/2015 • Resenha • 278 Palavras (2 Páginas) • 151 Visualizações
2)
O processo civilizatório, na visão de Norbert Elias não é natural pois seria uma organização humana, os homens não são civilizados naturalmente,mas possuem uma pré-disposição, comportamentos e condições que a tornam possíveis.
Esse processo civilizatório, pensando nos processos históricos não significam somente o progresso, mas também ascensão, apogeu, declínio da sociedade. A sociedade pode melhorar,aprimorar seus conhecimentos e tecnologias como também regredir.
Figuração é um conceito feito e que na sua formação somente os seres humanos podem utiiza-lo,pois se refere ao seu aspecto de relação, precisam de outro ser humano para interagir. Por exemplo, como uma sociedade transmite seu conhecimento e sua tradição a cada geração. O ser humano utiliza as figurações uns com os outros. Norbert Elias vai usar as quatro dimensões, espaço-tempo, para dar o significado a essa figuração, ele usa as três dimensões da física ( espaço) com a quarta, que é o tempo para explicar o mundo e mais uma quinta que é o simbolismo (linguagem). A qual sem ela o homem não seria capaz de se comunicar com o outro, e nem de se orientar no mundo, esse individuo estaria fora de todas as figurações humanas, não seria um ser humano, não seria capaz de se relacionar com o outro , seria como um animal. As figurações são transformações, relação que parte de um individuo e vai para o coletivo. Um grupo de pessoas podem formar diferentes figurações dentro de um mesmo processo, “(...) diferentes seres humanos singulares podem formar figurações similares, com certas variações (família, cidades, países)” (p.27)
...