Atividade Sobre o Pensamento de Durkheim Fato Social
Por: Anaile Vieira • 3/2/2022 • Trabalho acadêmico • 365 Palavras (2 Páginas) • 253 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA – UNIR
NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS – NCH
DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA
Curso: Pedagogia
Disciplina: Sociologia da Educação
Docente: Dr. Luis Fernando Novoa Garzon
Discente: Anaile Cristina Vieira de Melo Batista e Andressa Pinheiro Carneiro
Período: 1° Semestre: 2021.1
Atividade sobre o pensamento de Durkheim
A presente síntese tece considerações sobre a relação indivíduo e sociedade, e tem o objetivo considerar o fato social, segundo o sociólogo Émile Durkheim, usando como exemplo código penal vigente no Brasil e suas características coercitivas que obriga o cidadão a adaptar-se às regras da sociedade onde vive.
Durkheim ressalta que não é qualquer fato que ocorra no interior da sociedade que recebe a qualificação de fato social, tais como comer, pensar e dormir, mas sim suas especificidades visto que, caso isso ocorresse, a sociologia não possuiria objeto próprio, e estaria invadindo campos de observação da biologia e da psicologia. Em seu livro “As regras do método sociológico” Durkheim esclarece que fato social pode ser o cumprimento de deveres que estão definidos. Neste sentido destacamos o código penal como uma ferramenta usada pelo Estado para regular a relação do indivíduo com a sociedade.
“Se, com o tempo, essa coerção deixa de ser sentida, é porque, pouco a pouco, engendrou hábitos e tendências internas que a tornam inútil, mas que só a substituem porque derivam dela” (DURKHEIM,2004, P.41). A partir deste esclarecimento do sociólogo Émile Durkheim, podemos considerar que diversos fatos sociais que nos cercam foram impostos aos indivíduos da sociedade e aos poucos incorporados no dia a dia. Na exemplificação tomada como base o código penal, a desobediência a ele pode, dentre outras, desencadear processo criminal e em certos casos o indivíduo está passível de multa, penalidades como trabalho voluntario ou até a restrição de sua liberdade.
O fato social, denominado “prisão” resultante da quebra do contrato social que está implícito no código penal, tem como objetivo a retirada do indivíduo “malfeitor” e “perigoso” do convívio social e teoricamente também deve servir para a reabilitação e reeducação do mesmo, para após o cumprimento de sua pena ele tenha direito a ressocialização.
Referências bibliográficas:
Durkheim, Emile. "As regras do método sociológico. Tradução de Eduardo Lucio Nogueira." Lisboa.2004.
...