TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BROWN, Radcliffe. , – Cap. X – SOBRE A ESTRUTURA SOCIAL

Por:   •  5/12/2015  •  Dissertação  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  874 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha

BROWN, Radcliffe. ,  – Cap. X – SOBRE A ESTRUTURA SOCIAL

Em “ Sobre a estrutura social” Brown inicia  criticando Malinowski, afirma ser ele o inventor de uma Escola Funcional que não existe, e com isso, traz  uma discussão para a antropologia acerca do funcionalismo. Brown define antropologia social como  a ciência teórico-natural da sociedade humana, e faz uma  critica aos antropólogos que dizem ser impossível aplicar aos fenômenos sociais os métodos teóricos das ciências naturais.

O autor afirma que o interesse da  antropologia  são os seres humanos, e da  antropologia social são as formas de associação que se encontram  os seres humanos. Afirma o autor que o estudo da estrutura social é parte fundamental da antropologia social. Os fenômenos sociais de qualquer sociedade humana não são resultado imediato da natureza de seres humanos tomados individualmente, mas, sim, da consequência da estrutura social pela qual estão unidos. Embora haja um movimento constante de indivíduos que entram e saem das comunidades, a estrutura social  pouco muda, se mantendo quase sempre inalterável.

O autor faz  uma diferenciação entre indivíduo e pessoa, e diz que a pessoa é o objeto de estudo da antropologia social. Esclarece ele que o método que utiliza é a  combinação de um profundo estudo das sociedades simples com a comparação sistemática de muitas sociedades. Brown ilustra que toda espécie de fenômeno social deve ser estudada em relações diretas e indiretas com a estrutura social, ele cita a linguagem, a vida social, o direito, a magia e a bruxaria.

Para Radcliffe Brown, o estudo da estrutura social leva ao estudo de interesses ou valores como determinantes das relações sociais. A palavra “função” para ele deve ser complementada se tornando função social. Insere também a  questão  do “progresso” – processo pelo qual os seres humanos adquirem maior controle sobre o meio físico mediante o aumento de conhecimento e aperfeiçoamento da técnica pelas invenções e descobrimentos-. A “evolução”, para o autor, representa o processo de surgimento de novas formas de estrutura, a evolução social é uma realidade que o antropólogo social deve reconhecer e estudar.

Ana Maria Fazekas Ferreira/Ciências Sôciais/Licenciatura/ 2ºperiodo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com