CIENCIAS SOCIAIS
Por: Jhonata Costa • 23/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.038 Palavras (5 Páginas) • 194 Visualizações
UNIP- Universidade Paulista
Fernanda de Oliveira Santos Rezende
RA: C647 JB-9
Artigo de Opinião
e
Texto argumentativo
Brasília
02 de outubro de 2015
Introdução
O presente trabalho irá abordar as estruturas e características do texto argumentativo e do artigo de opinião, com isso demonstrando como cada uma funciona e as suas finalidades tanto na comunicação como na produção de algum tipo de texto.
Dentro do artigo de opinião há o texto argumentativo pois o artigo de opinião como o próprio nome já fala é para expressar a opinião do autor, com isso tem que ter argumentos plausíveis e esclarecedores para que haja o entendimento da parte do leitor. Já o texto argumentativo não possui o artigo de opinião embutido em sua estrutura, está mais relacionado a argumentar e discutir sobre um certo tema.
Artigo de opinião
É um artigo de autoria própria a onde há apresentação de ideias e discursões sobre certos assuntos abordados.
O artigo de opinião é um texto argumentativo em que o autor expõe uma ideia e a defende com argumentos coerentes, sendo assim o autor deve ter cuidado ao escrever textos opinativos pois é de total responsabilidade do autor a veracidade do texto e de seus argumentos.
Encontramos o artigo de opinião em vários lugares no dia-a-dia como em jornais impressos, revistas, programas de rádio e programas de TV. Esses artigos que se apresentam em programas de tv’s, jornais entre outros, a linguagem usada é uma linguagem informal para que haja um melhor entendimento do texto da parte dos interlocutores.
A estrutura do artigo de opinião
Apresentação do tema abordado com um ponto de vista a introdução e tese, a argumentação o desenvolvimento e procedimentos argumentativo é uma retomada da tese inicial ou sugestões são propostas, conclusão proposta de intervenção
Texto argumentativo
Argumentar é a capacidade de relacionar fatos, opiniões, problemas e possíveis soluções a fim de ter um pensamento ou uma ideia coerente com o tema proposto. Os textos argumentativos sempre são feitos focando um destinatário.
O objetivo desse texto é convencer o leitor a acreditar na linha de pensamento e seguir a mesma linha de raciocínio do autor.
No caso de uma redação pelo fato do texto ser curto o escritor deve escrever um texto que prenda a atenção do leitor totalmente para que o interlocutor compre as ideias do texto rapidamente.
Os argumentos devem ter um embasamento, nunca deve-se afirmar algo que não venha de estudos ou informações previamente adquiridas.
Uma boa argumentação só é feita se tiver uma boa organização é seguir linhas de organização textual por exemplo: os exemplos dados nos textos devem ter veracidade e devem ter coerência, se houver citações a pessoa que citou tal frase deve estar dentro de aspas e citado após a citação.
Os raciocínios do texto devem conter uma relação entre si e cada terminação devem continuar o que o outro afirma.
No início do texto deve ter uma tese e no meio desse desenvolvimento não pode haver contradição entre essa tese.
No final do texto as ideias devem ser coerentes com a tese da introdução, a conclusão deve ser prevista pelo interlocutor ao final do texto e ao final do texto deve existir uma concordância entre elas.
Estruturas do Texto Argumentativo
É bem parecido com o Artigo de Opinião, pois começa com uma introdução ao tema + uma tese logo em seguida vem o desenvolvimento com dois ou três argumentos e por fim uma conclusão onde irá acontecer o fechamento desse texto.
Saúde e os enfermeiros
A saúde pública ao mesmo tempo que apresenta melhoras apresentam também pioras, tanto nos leitos como na estrutura funcional hospitalar. Sem um bom local de trabalho para exerce a profissão com cuidado, carinho e prática os profissionais de saúde acabam sentindo um desanimo em atuar sua profissão em um local que não valoriza os servidores que possui.
Na época que a enfermagem surgiu, tecnicamente as “enfermeiras” não eram enfermeiras e sim prostitutas que eram mandadas para guerra para cuidar dos feridos de guerra, esse hábito de cuidar acabou virando uma profissão. Com isso foram surgindo escolas de enfermagem e hábitos de vida saudáveis e práticas de higienização foram criadas, houve também descobrimento de antibióticos com isso a saúde foi crescendo cada dia mais. Já na atualidade temos uma saúde boa mas o governo que à administra a saúde pública está precário e em vez de a cada dia evoluir para uma saúde digna para todos os cidadãos ela caminha dois passos para a melhoria mas essa melhoria acaba regride um passo. Com essa regressão os maiores prejudicados por essa saúde precária são os próprios funcionários da saúde e os clientes dos hospitais.
...